As escritoras negras estão cada vez mais sendo descobertas, discutidas e celebradas e isso é um excelente sinal de decolonização.
Nessa esteira, Vera Lúcia Lopes traz a encenação de Terrosas, inspirado nas obras de escritoras fundamentais para o letramento antirracista: Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Ana Cruz, Victoria Santa cruz e Shirley Campbell. O universo literário afro-feminino latino-americano se traduz para a cena em suas multiplicidades: falas, silêncios e corporeidades revelam a resistência e a coragem das que ousaram denunciar o violento projeto racista-patriarcal.
A voz das mulheres negras do Brasil
O espetáculo traz o protagonismo de Maria Firmina dos Reis, uma professora maranhense revolucionária do Séc. XIX, Carolina Maria de Jesus, a comovente e profunda voz de uma moradora de favela de São Paulo e Conceição Evaristo, cuja escrita reverencia e reivindica este patrimônio. Para além da prosa, o musical tem canções de Clementina de Jesus e Elza Soares, entre outras. Teatro e dança se entrelaçam com o discurso literário e chama a atenção para o lugar de existências e Libertações.
Ficha Técnica
Concepção e Direção – Vera Lúcia Lopes
Assistente de Direção – Daniel Marivan
Colaboração Textual – Ana Cruz, Claudia Marques, Hilda Maretta, Luís Claudio Moutinho, Vera Lopes
Assistente de coreografias – Ina Silva
Figurinista – Josina Cunha
Iluminação – Marcelo Sabat
Pesquisa – Cláudia Marques e Luis Claudio Moutinho
Gestão do Projeto – Armindha Freire
Produção Executiva – Wiliam Santiago
Mídias Sociais – Juliana Rodrigues e Carol Valentim
Programação Visual – Verônica Costa, Inah Silva e Daniel Marivan
Fotografia – Wagner Trakinas e Flash Black Produções
Divulgação – Naira Fernandes
Elenco: Bela Lima, BlackDaju, Celina Dayo, Daniel Marivan, Ina Silva, Hil Maretta, Luisa Damasio, Luyan Campos, Marilia Mattos, Matheus Freitas e Thayan Ribeiro
Serviço
Local: Teatro Léa Garcia – r. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Datas: 25, 27 de abril às 19h e dia 28 de abril às 18h
Ingressos: clique aqui