logo embreve

Kafka e a boneca viajante

Quando:
01/03 - 20:30 h   a   28/04 - 19:00 h
Local:
Teatro Clara Nunes - Shopping da Gávea
Um espetáculo visto por mais de 17 mil pessoas


O espetáculo Kafka e a boneca viajante, que tem duas indicações ao Prêmio Shell, retorna ao Rio de Janeiro para uma temporada no Teatro Clara Nunes.

Referência obrigatória na literatura mundial do século XX, o escritor Franz Kafka (1883-1924) teria vivido, já no fim da vida, uma história curiosa. Ao caminhar por uma praça perto de sua casa, encontrou uma menina que chorava por ter perdido sua boneca. Sensibilizado pelo sofrimento da criança, ele passa a escrever cartas à menina, mas como se fossem enviadas pela boneca. Nelas ele descrevia as incríveis aventuras da boneca pelo mundo.

A bela e intrigante história já esteve em livros, contos e peças mas, até hoje, não há provas de que realmente tenha acontecido. Pois nunca encontraram as cartas, nem tampouco a dona da boneca. De acordo com Rafael Primot, que adaptou a obra, “O livro é curto, voltado ao público infanto-juvenil e conta essa história de uma maneira simples. Pois o desafio era fazer um espetáculo um pouco mais profundo, levando para o universo adulto. E aí resolvi trazer elementos da vida de Kafka para a história da própria garota, coisas que o escritor passou na infância dele, como a relação conturbada com o pai.”

A narrativa não linear reforça o ritmo ágil da montagem, pois alterna passado, presente e futuro, assim como a realidade vivida pelo Sr. K (Kafka, vivido por André Dias), sua esposa Dora (Lilian Valeska) e a menina Rita (Carol Garcia) é atravessada pelo mundo ficcional das cartas, onde Brígida, a boneca interpretada por Alessandra Maestrini, ganha vida. Na construção da mise en scène, destaca-se também o trabalho de direção de movimento de Márcia Rubin, indicada ao Prêmio APTR, em especial da personagem de Maestrini, que concorre aos Prêmios Shell e APTR, como melhor Atriz Protagonista.

Ficha Técnica

Direção: João Fonseca
Música: Tony Lucchesi
Local: Teatro Clara Nunes
Data: De 1 de Março à 28 de Abril • Sexta – às 20:30 h • Sábado – às 20:30 h • Domingo – às 19:00 h
Ingressos: Compre Aqui

Mídias relacionadas:

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE