logo embreve

Iniciativa Negra lança segunda etapa do Cartografias de Bambas

Projeto Celebra a Memória e Homenageia os Sambistas Ligados a Barra Funda
Local:
Anexo Godê • Campos Elíseos (SP)

Cartografias de Bambas apresenta um minidocumentário e publicação sobre reconhecimento da memória e da cultura do samba paulistano.

Anexo Godê, espaço cultural no centro de São Paulo, receberá o segundo evento do Cartografias de Bambasprojeto que celebra a memória e homenageia os sambistas ligados a Barra Funda e sua contribuição fundamental para o samba paulista. Bamba é uma expressão brasileira que designa uma pessoa respeitada e experiente em sua área, neste caso, o samba.

A programação é realizada pela Iniciativa Negra, organização negra dedicada a propor reformas nas políticas sobre drogas, segurança pública, e nos sistemas de justiça e saúde pública.

O evento celebra o encerramento da primeira fase do Cartografias de Bambas, que divulgou os baluartes da cultura local e representantes históricos do samba paulistano em uma exposição. A ideia agora é reunir o público novamente para memorar os registros visuais dessa pesquisa pela valorização da história e da cultura do samba paulistano, além da influência dos sambistas da Barra Funda nesse movimento. 

Com o objetivo de propor uma vivência afetiva e coletiva através da exibição do minidocumentário produzido ao longo da pesquisa, será realizada uma roda de conversa. Nesse papo será compartilhado os achados e as reflexões sobre a história dos sambistas da Barra Funda, além de intervenções poéticas. Além da participação de expositores ligados à cultura negra, haverá apresentação da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco, símbolo da tradição e resistência do samba na cidade, que preparou repertório especial para a  data. 

Em clima de Dia dos Namorados, data que coincide com a do evento, a campanha Beije sua preta no samba, beije seu preto no samba, idealizada pelo Movimento Negro Unificado (MNU), será o tema de toda a programação.

Nathália Oliveira, cofundadora da Iniciativa Negra e coordenadora geral do Cartografias de Bambas, reforça a importância desse movimento de resgate e preservação da memória como ferramenta de sobrevivência e de resistência do povo negro.

“Estamos acompanhando movimentos históricos pela gentrificação, a partir da violência e da criminalização de espaços e corpos negros, tais como as ações realizadas na Favela do Moinho, Cracolândia e tantos outros territórios violentados sob o argumento do combate a guerra às drogas, que entendemos ser uma pauta urgente no momento, ressignificar nossas vivências a partir do bem viver, da memória ancestral e da cultura. Revisitar essa história tomando como perspectiva principal sujeitos que dedicaram suas vidas a esse universo, também foi a maneira que encontramos de marcar o protagonismo desses griôs e a importância de suas trajetórias para as gerações que virão”. Diz Nathália Oliveira

Coordenadora Geral: Nathalia Oliveira
Coordenação Executiva e de Pesquisa: Paulo César Ramos
Produção Executiva: Mônica Gomes
Conceito e Curadoria: Rodrigo Sanches Nunes
Pesquisa: Bruna Imani – Renata Siqueira
Apoio: Juliana Borges e Marcos Paulo
Comunicação: Carlos Santos – Kya Mesquita – Midiã Noelle

Produção: Janaína Pessoa
Produção de Arte: Rodrigo Lopes
Ensaio Fotográfico: Bruna Imani – Pedro Borges
Ensaio de Charges: Antonio Junião

Direção: Pedro Borges
Roteiro: Akins Kintê

Direção: Pedro Borges
Supervisão de Entrevistas: Gabriel Santana – Pedro Borges – Vinicius Martins
Fotografia: Guilherme Franco – Pedro Borges – Vinicius Martins
Coordenação de Produção: Carol Moreno

Local: Anexo Godê • Campos Elíseos (SP)
Data: 12 de Junho • 18:00 h – 21:20 h
Ingresso: Entrada Gratuita 

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Brasileiro, meia idade, aficionado por literatura, cinema e, principalmente, teatro. Dono de gato, de cachorro.

Galeria
Video

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE