A Jornada Literária: O Rio em Clarice é o tema desse encontro que acontece na Janela Livraria e fala sobre o universo de Clarice Lispector.
Clarice Lispector é ucraniana, veio para o Brasil por Pernambuco e adotou o Rio de Janeiro como cidade de afeto e pertencimento. Neste ano, o Rio é a capital mundial do livro e, por conta disso, a Jornada Literária “O Rio e Clarice” propõe uma imersão na obra da escritora. A partir de 24 de março, Raquel Oguri mediará encontros mensais, às segundas-feiras.
O encerramento acontece no dia 5 de julho com uma aula passeio por um roteiro afetivo em lugares marcantes da vida de Clarice. “Tudo que fiz tinha como núcleo minha real união com o País e que não possuo, nem elegeria, outra pátria senão o Brasil“, escreveu Lispector a 3 de julho de 1942 ao presidente Getúlio Vargas, na carta com pedido de naturalização.
Oportunidade de conexão com o universo clariciano
“A jornada ‘O Rio em Clarice’é também uma oportunidade de conectar-se com os aspectos mais humanos e universais dos textos claricianos. É um evento especialmente voltado para aqueles que amam a literatura e as obras de Clarice. Uma experiência enriquecedora, que promete atrair não apenas o público literário carioca, mas também aqueles que buscam uma nova maneira de enxergar a cidade e suas conexões com a literatura“, diz Raquel Oguri.
Sobre Raquel Oguri
Raquel Oguri é publicitária por formação e apaixonada pelo Rio. Autora de livros sobre memória, história das cidades e comportamento urbano. Além disso, é professora e mediadora de grupos de leitura, nos quais articula a literatura com temas como a cidade, a arquitetura e as ruas. É mestra em Literatura Brasileira pela USP e especialista em Clarice Lispector, com foco na forma como os espaços e a arquitetura dialogam com suas narrativas.
Informações Jornada Literária: O Rio em Clarice
Mediação: Raquel Oguri
Local: Janela Livraria – Shopping da Gávea
Data: 24 de Março – 19:00 h às 20:30 h
Próximos Encontros: 28 de Abril – 26 de Maio – 23 de Junho – 5 de Julho