O Museu do Amanhã é um dos ícones arquitetônicos do Porto Maravilha e faz parte da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, o maior projeto de desenvolvimento urbano do país. Seu prédio tem 15.000 metros quadrados e ocupa um terreno de 30.000 metros quadrados. O Museu do Amanhã é cercado por espelhos d’água, espaços verdes, ciclovia e uma área de uso recreativo.
A forma alongada do Museu respeita e permite a visualização dos edifícios próximos, como o Mosteiro de São Bento, a sede da Rádio Nacional e o Museu de Arte do Rio (MAR), entre outros. Além disso, o Museu do Amanhã foi criado para ser o mais etéreo possível, por isso ele quase flutua, como um navio na Baía de Guanabara.
Um Museu de Ciência bem diferente
O Museu do Amanhã oferece um ambiente para ideias, explorações e perguntas sobre essa época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos para o futuro. O Amanhã não é apenas uma data no calendário, é algo que está em desenvolvimento, mas que precisa da participação de toda a sociedade.
No Museu do Amanhã passeamos por belos jardins, projetados pelo ateliê Burle Marx, que agregam mais parques à Cidade Maravilhosa. Além disso, seu paisagismo apresenta várias espécies nativas e plantas pantanosas, todas encontradas ao longo do litoral da cidade do Rio de Janeiro. A utilização de espécies nativas não só facilita a adaptação das plantas, mas também atrai a fauna da região.
O Museu está localizado no Píer Mauá, um local de grande destaque na nova região portuária do Rio de Janeiro. Seus jardins ficam na parte central do Porto Maravilha, um imenso projeto de desenvolvimento urbano, que busca revitalizar toda a região portuária. Esse novo espaço existe desde os Jogos Olímpicos de 2016.
Informações
Local: Museu do Amanhã
Horário: De terça a domingo, das 10:00 h às 18:00 h – última entrada às 17:00 h
Ingresso: Compre Aqui