logo embreve

Festival Identidade em Cena faz homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+

Quando:
07/06 - 19:00 h   a   30/06 - 19:00 h
-
Local:
Teatro e Cinema do CCJF
Cinco Espetáculos Teatrais, um Musical e um Cine Debate


Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) homenageia o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ com o Festival Identidade em Cena.

Em 28 de junho de 1969, em resposta a um ataque policial contra pessoas LGBTQIAPN+ que frequentavam um bar chamado Stonewall, na cidade de Nova Iorque (EUA), aconteceu uma série de protestos espontâneos realizados por essa comunidade. Pois essa Rebelião de Stonewall é considerada o principal acontecimento para que, a partir de então, fosse celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. 

Por isso o CCJF vai apresentar cinco espetáculos teatrais, um musical e um cine debate que prometem trazer reflexões sobre direitos, conflitos internos e violências sofridos por pessoas com gêneros, identidades e orientações sexuais diferentes. Tudo isso para reafirmar o sentimento de orgulho que a comunidade LGBTQIAPN+ carrega e que traz à tona um misto de alegria, leveza e força para conquistar definitivamente um lugar de fala na sociedade.

“O festival é resultado de um compromisso assumido pelo CCJF com a afirmação da diversidade e inclusão. Pois temos apoiado eventos sobre a comunidade LGBTQIAPN+ e agora, pela primeira vez, realizamos o nosso próprio projeto com essa temática. Estamos orgulhosos em fazer parte desse movimento, com todas as letras”, ressalta Elaine Pauvolid, diretora da Divisão de Cultura do CCJF. 

A Inquilina

Com atuação de Luisa Thiré e Carolyna Aguiar, texto de Jen Silverman e direção de Fernando Philbert, a história se baseia na vida da dona de casa Sharon (Luisa Thiré), divorciada e mãe de um filho distante. Ela vive sozinha em uma zona rural, mas sem recursos para se manter. Por isso, decide alugar um quarto de sua casa para Robyn (Carolyna Aguiar), cosmopolita, vegana, lésbica e igualmente mãe de uma filha que a evita.

Robyn precisa de um lugar para se esconder de seu misterioso passado e tentar recomeçar. Tudo nessa inquilina desperta curiosidade avassaladora em Sharon que, quando começa a desvendar seus segredos, cria coragem para dar uma virada radical na sua vida.

A Inquilina - Festival Identidade em Cena
A Inquilina – Festival Identidade em Cena

Nessa peça, realizada pelo Coletivo Você e Eu e direção de Caio Riscado, um irmão e uma irmã se apaixonam pela mesma mulher. Dezoito anos depois, eles se reúnem para acertar as contas, revisitando essa história a fim de preencher lacunas, curar suas feridas e dar um novo sentido a tudo que viveram.

O Espigao - Festival Identidade em Cena
O Espigão – Festival Identidade em Cena

Com texto e atuação de Zé Wendell e direção de Alice Steinbruck, esse espetáculo teatral é inspirado na rima do repente e do cordel, mas também é um monólogo de autoficção que conta a história de Fulano de Tal, um nordestino, artista e sonhador, que sai do interior do Brasil para ganhar a vida na cidade grande, em busca de autoaceitação e autoconhecimento.

O Hétero - Peça Teatral

Documentário narra as trajetórias iniciais de ativistas na organização política e cidadã do Movimento LGBTI+ brasileiro nas décadas de 70 e 80. O longa-metragem é dirigido e produzido por Cláudio Nascimento e Márcio Caetano. A realização é do Grupo Arco-Íris, Centro Memórias do Ativismo João Antônio Mascarenhas da UFPel/RS e da UFES. Após o filme, o público pode participar de debate sobre o tema.

A peça explora intimidades e afetos entre seis amigos gays ao longo de anos dentro do Apartamento 301. Desde a concepção artística até a direção do espetáculo são frutos da pesquisa cênica do grupo de arte: Breno Sanches, Camilo Pellegrini, Eduardo Rios, Felipe Cabral, Junio Duarte e Lucas Abá.

Teatro - Apartamento 301

Com músicas que cantam o amor, lutas e conquistas da Comunidade LGBTQIAPN+, todas interpretadas pelo Arco-Íris Por Prazer – Coro LGBTI+ do Rio de Janeiro, por cantores do Projeto Vozes da Diversidade e drags do Projeto Laura Di Vison – Arte e Cultura Transformista. A realização é do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e do Maestro Leandro Gregório. Nesse dia o público poderá assistir a sessão Cine Drag que irá apresentar, por meio de documentários autorais e performances, a história do cinema queer e do movimento civil LGBTQIA+. A produção e o roteiro são da Dudakoo! e da Cútis Negra.

Inspirado no clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, a peça se apoia no trecho do livro em que o protagonista, Bento Santiago, se encontra preso no seminário por conta de uma promessa feita por sua mãe. O que ele mais almeja é dar adeus à vida de padre, pois pretende voltar para os braços de sua amada Capitu. No entanto, tudo muda de sentido quando o seminarista cria laços mais profundos com seu colega de quarto, Escobar. O texto e direção são de Cleto Araújo, que também participa do elenco junto com Rodrigo Gil e Sofia Monti

O Seminarista - Teatro

Local: Teatro e Cinema do CCJF
Data: De 7 a 30 de junho
Confira a Programação: Clique Aqui

Mídias relacionadas:

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE