A exploração do trabalho num restaurante da Zona Sul carioca é o palco do drama envolvendo quatro garçons que ainda têm de lidar com a morte de um colega.
O Teatro Municipal Gonzaguinha será o palco de Vale Quanto Custa?, peça de estreia do coletivo artístico Quase 9. Thaís Nascimento e Ana Paula Rolón dirigem o espetáculo que aborda a exploração do trabalho num restaurante da Zona Sul. Neste restaurante, quatro garçons têm de lidar com a morte de um dos colegas, enquanto enfrentam dilemas éticos e uma carga horária abusiva.
“São artistas que precisam trabalhar como garçons, em determinados momentos da vida, para pagar as contas. E, dentro daquele ambiente de trabalho, presenciam situações de desrespeito nas relações trabalhador-chefe e trabalhador-cliente. Além disso, enfrentam situações com desigualdades de gênero, raça e classe”, ressalta Thaís.
– Continua Depois da Publicidade –
‘Vale Quanto Custa?’ levanta reflexões sobre a relação do homem com o tempo, trabalho e arte
A peça mistura drama e humor e, desse modo, levanta reflexões atuais sobre a relação humana com o tempo, o trabalho e a arte. Para Ana Paula, “é um desabafo tragicômico sobre a invisibilidade do trabalhador brasileiro. Além disso, sobre como o capitalismo pode atropelar a existência das pessoas”. A criação é autoral e coletiva, a partir de improvisos com a intenção de retratar a precariedade em que os personagens estão envolvidos.
Os atores ficam na área de fumantes do restaurantes e isso traz a sensação de enclausuramento. As roupas, o cenário e objetos utilizados também trazem o sentimento precário enfrentado pelos garçons.
“O figurino mostra a dualidade de como nos apresentamos para o mundo e como somos tratados: na frente, tudo impecável. Atrás, a sujeira, as amarras, o que nos aflige e segura”, revela Ana.
– Continua Depois da Publicidade –
Ficha Técnica ‘Vale Quanto Custa?’
Direção: Thaís Nascimento e Ana Paula Rolón
Dramaturgia: Anna Pimenta, Guilhermina Libanio, Lucas Cézar e Thaís Nascimento
Atuação: Anna Pimenta, Andrew Pessoa, Guilhermina Libanio e Lucas Cézar
Cenário: Lívia Vreuls
Contribuição Artístico-Corporal: Marina Nogueira
Figurino: Joyce Olipo e Anna Pimenta
Iluminação: Vanessa Miranda
Assistente de Iluminação: Robson Lima
Pintura de Divulgação: Lívia Vreuls
Assessoria de Imprensa: Luís Gustavo Carmo
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Gonzaguinha, Centro de Artes
Calouste Gulbenkian e Sala Baden Powell
Informações ‘Vale Quanto Custa?’
Local: Teatro Municipal Gonzaguinha – Centro
Data: 20 a 29 de Novembro • Quinta, Sexta e Sábado – 19:00 h
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingresso: Compre Aqui




