logo embreve

Raspadinhas: em cartaz na sede da Cia dos Atores

Quando:
12/11 - 20:00 h   a   26/11 - 20:00 h
Local:
Sede da Cia dos Atores - Lapa
A Trama Mistura Humor, Memória e Crítica Social.

Jogos de azar, jogo do bicho e loterias sempre exerceram um fascínio sobre brasileiros, Raspadinhas mostra esse desejo pelo enriquecimento rápido.

Uma família comum, como a de qualquer brasileiro, vê a rotina virar de cabeça para baixo quando se empolga com as raspadinhas da sorte. É o ponto de partida para o monólogo de Alain Catein, com direção de Daniel Dias da Silva. A comédia mergulha com leveza e irreverência no universo dos jogos de azar. Assim, explora desde o tradicional jogo do bicho até as modernas bets, numa trama que mistura humor, memória e crítica social.

A peça nasceu de lembranças pessoais do autor e de observações da infância. Ele traz para o palco reflexões sobre a cultura do jogo no Brasil. Esta cultura se entrelaça com os sonhos, as esperanças e até os vícios de um povo. “Sempre vi na minha família e na vizinhança uma relação quase afetiva com o jogo. As pessoas jogavam por diversão, por superstição, por necessidade. Isto sempre me fascinou. Raspadinhas é uma forma de olhar para isso com humor, mas também com empatia e consciência.” comenta Catein.

Décadas de informações históricas e referências culturais

O público será transportado aos anos 1990 e 2000, com lembranças de músicas, programas de TV e produtos icônicos, que fazem parte do imaginário coletivo. Não é à toa que a temática do jogo e do jeitinho brasileiro estão presentes em músicas populares e no linguajar cotidiano. São canções como Malandro é Malandro e Mané é Mané e Camarão que Dorme a Onda Leva.

Para o diretor Daniel Dias da Silva, a força da peça está na combinação entre humor e reflexão: “A gente quis construir um espetáculo dinâmico, muito engraçado, mas que também provocasse o público a pensar sobre o quanto o jogo está presente nas nossas vidas — seja como passatempo, fuga ou esperança de um futuro melhor”, comentou.

Ficha Técnica

Texto e Atuação: Alain Catein
Direção: Daniel Dias da Silva
Direção de Movimento: Marlon Vares
Direção Musical: Bruno Costa
Figurino e Cenário: Jovanna Souza
Preparação Vocal: Júnio Duarte
Iluminação: Livs
Assistência de Dança (samba): Malu Cordioli
Assessoria de Imprensa: Rodolfo Abreu (Interativa Doc)
Programação Visual: DeWaneios (Wanessa Ribeiro e Kath Xapi Puri)
Produção Executiva: Gabriela Tavares, Alan Ribeiro
Realização: Teçá – arte e cultura

Informações Comédia Raspadinha

Local: Sede da Cia dos Atores – Lapa
Data: Até 26 de Novembro • Quartas – 20:00 h
Duração: 60 minutos
Ingresso: Compre Aqui


 

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Teatro
Mais teatro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.