Espetáculo criado por Lucas Popeta que apresenta, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil.
A peça reflete sobre resistência, arte e representatividade, apresentando, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil. Em cena, Popeta narra a história do país por meio da arte dramática, vista pelos olhos de um jovem negro de 23 anos. Inspirado na vida e no legado de Abdias Nascimento e do Teatro Experimental do Negro (TEN), o projeto destaca figuras históricas fundamentais, como Maria do Nascimento, Arinda Serafim e Marina Gonçalves. Assim, ressalta o protagonismo de mulheres negras na formação cultural do país.
– Continua Depois da Publicidade –
História para construir a identidade
Para o ator Lucas Popeta, contar essa história é muito importante para nossa identidade, porque cada vez mais estamos conhecendo quem realmente construiu o país onde a gente vive e cresce. “Dar nome e voz a essas pessoas é reencontrar a história que não nos ensinaram nas escolas, Agora temos autonomia pra descobrir. É entender de onde viemos e poder escolher, com consciência, pra onde queremos ir. Isso é muito novo, porque há 50 anos atrás a gente não tinha essa mentalidade. Vivemos num país jovem, que ainda está se entendendo enquanto nação. Mas é através da história recuperada que a gente alimenta a esperança de construir um futuro. Com mais dignidade, mais consciência e condições melhores do que as que os nossos ancestrais tiveram”, explica.
Ficha técnica:
Idealização, dramaturgia e atuação: Lucas Popeta
Direção: Gizelly de Paula
Direção de Produção: Gabriela Nascimento
Direção Musical: Beà Ayòóla
Direção de Movimento: Marili Stefany
Figurino: Carla Costa
Iluminação: Domingos e Wladimir Alves
Preparação Vocal: Adriana Micarelli
Assistência Dramatúrgica: Gabriela Nascimento e Patrícia Regina
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Grupo Proponente: Popeta Produções Artísticas Produção – Independente (sem lei de incentivo)
Informações sobre Quebrando Paradigmas
Local: Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, Rio de Janeiro/RJ
Datas e horários: de 31 de outubro e 09 de novembro, às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: clique aqui




