Um dos teatros mais tradicionais de Copacabana, situado na Praça Cardeal Arcoverde, o Gláucio Gill tem uma programação variada.
Sob a gestão do ator e diretor Rafael Raposo, o Teatro Gláucio Gill vive um momento de renovação e ousadia. Desde a retomada, depois da reforma, o espaço tem registrado 93% de ocupação. Em 2025, quando completa 60 anos, reafirma sua vocação como polo cultural de Copacabana com a criação do Cabaré do Gláucio, em funcionamento há seis meses no segundo andar.
– Continua Depois da Publicidade –
Cabaré no Gláucio Gill é inspirado no Teatro de Revista
Inspirado na tradição do teatro de revista, considerada por Raposo “a linguagem mais brasileira do teatro”, o projeto propõe uma programação inédita a cada mês. Sempre com direções rotativas, elencos variados e a presença de um ator veterano convidado.
Desde a inauguração, o cabaré já recebeu espetáculos como Copacabana (Tu) Não Me Engana, uma Revuette Carioca, Cabaré Te Vê, Cabaré Fiesta y Dolor, Corazones Abiertos, Tormentas de Amor, um Cabaré Emocionado, Cabaré Pirata: Carnavalização, Pilhagem e Rebolado e Agosto, o Cabaré do Desgosto.
“O cabaré é um formato que permite liberdade, humor, música e crítica social de forma direta e popular. É o teatro conversando de perto com o público, sem barreiras”, afirma Raposo. “Inventei esse espaço no segundo andar justamente para resgatar essa energia e criar um ambiente que integra plateia e artistas.”
Ficha Técnica
Idealização: Rafael Raposo
Direção: Ricardo Nolasco
Direção Musical: Rohl Martinez
Elenco: Juliana Farias, Josie Antello, Éber Inácio, Will Soares, Nádia Bittencourt, Vinícius Rocha e Vanessa Dias
Ator Convidado: Monserrat
Músicos: Nigga e Xandão Viana
Figurino: Daniele Geammal
Iluminação: Lara Cunha
Assistência e Operação de Luz: Adriano Borges
Comunicação e Design: Rodrigo Santana
Comunicação Geral: Álvaro Magno, Helder Petra, Lucas Menescal
Administração: Rosalvo Barreto, Carlos Henrique Canossa e Diego de Souza
Realização: Teatro Gláucio Gill / FUNARJ
Informações Primavera Noir no Gláucio Gil
Local: Teatro Gláucio Gill – Copacabana
Data: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de Setembro – Sempre às 22:00 h
Duração: 60 minutos
Ingresso: Bilheteria e Plataforma FUNARJ