logo embreve

O Baterista 

Quando:
22/06 - 20:00 h   a   22/07 - 22:00 h
Local:
Espaço Levante 42
O Baterista Tem a Direção de Diego Molina e Alexandre Regis

O Baterista é uma comédia dramática musical escrita pelo dramaturgo e roteirista Celso Taddei e com Antônio Fragoso no elenco.

A peça teatral é dirigida por Diego Molina e Alexandre Regis e a história se passa durante uma aula de bateria, mas ministrada por um músico excêntrico, que vive um relacionamento afetivo em crise. Por isso ele é obrigado a encarar uma aula repleta de alunos exigentes, algum tempo depois de se separar da mulher.

Com a cabeça na lua, o baterista se esquece da aula, mas se surpreende com a quantidade de pessoas que aparece na sua garagem, uma sala de aula improvisada. Porém, o dia não vai ser fácil, pois sua bateria está completamente desmontada. Durante a aula, o baterista organiza as coisas, ao mesmo tempo em que resolve problemas com a sua ex-mulher, com quem troca diversas mensagens nas redes sociais. Como ainda é apaixonado por ela, o baterista transborda todas as suas emoções diante dos alunos, usando seu instrumento musical para expurgar suas desventuras e decepções, em cenas ora divertidas, ora comoventes.

O público acompanha a história da bateria, mas totalmente contada pelo músico, desde a percussão dos homens das cavernas até o rock’n’roll. Por isso a história passa por vários estilos musicais, como o jazz, bebop, folk, blues, entre outros ritmos. Para ilustrar melhor sua aula, o baterista executa várias músicas de bandas e artistas famosos. 

Ágil e divertido, o texto de Celso Taddei fala da relação do baterista com os outros músicos da banda, que muitas vezes deixam de valorizá-lo. Além disso, o espetáculo faz um paralelo entre o preconceito que a música tem com músicas consideradas periféricas, vindas da África e do Oriente. A bateria representa, na verdade, uma junção de diversas influências, de diversos lugares do planeta, a ponto de hoje ser um elemento fundamental na nossa cultura.

A peça toma como inspiração dois monólogos clássicos – O contrabaixo, de Patrick Süskind, e Os malefícios do cigarro, de Anton Tcheckhov. Com essa mistura inusitada, o texto de O Baterista é voltado para o público brasileiro, mas de todas as idades.

O espetáculo é o resultado da união de quatro artistas: Celso Taddei, Antônio Fragoso, Diego Molina e Alexandre Regis. Pois eles estão há anos desenvolvendo vários trabalhos juntos, principalmente no meio audiovisual. Por isso resolveram construir esse espetáculo inteiramente artesanal, mas que tem uma grande pesquisa estética, musical e artística.

Local: Espaço Levante 42 – Rua Sorocaba, 752 – Botafogo
Datas: 22 de junho • às 20:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita: Entre em contato pelo e-mail: contato@levante42.com

Hugo Machado

Publicitário, Escritor, CEO Host Marketing Digital, Botafoguense, praticante de esportes e fã de Rock.

Mídias relacionadas:

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE