logo embreve

Essa Peça Tem Beijo Gay estreia no Sesc Tijuca

Quando:
26/06 - 19:00 h   a   27/07 - 18:00 h
Local:
Sesc Tijuca
Quais Afetos Podem Ser Visíveis em Público?

Levando à cena a discussão reflexiva de um casal diante de uma censura indireta, Essa Peça Tem Beijo Gay debate sobre o quão visíveis ou privados podem ser seus afetos.

Qual o problema de um beijo? Por que um beijo ainda hoje pode causar repulsa e espanto? O texto inédito, escrito por Leandro Fazolla e Rohan Baruck, que também interpretam os personagens sob a direção de Dadado de Freitas, levanta a reflexão acerca desses questionamentos, que já deveriam estar superados na contemporaneidade.

A montagem questiona quais afetos podem ser visíveis, quais ainda são interditados e a noção de público e privado. Que decisões aparentemente comuns podem ter desdobramentos maiores do que se imagina? A temática, comum aos autores e a boa parte da equipe, majoritariamente composta por profissionais LGBTQIAPN+, nasceu do desejo de Leandro e Rohan de trabalharem juntos e terem no assunto um mesmo objetivo de debate. Eles formam um casal também na vida real.

“Fomos atravessados por diversas notícias em que o chamado ‘beijo gay’ estava no centro da discussão. Desde a censura do ex-prefeito Crivella na Bienal do Livro de 2019 até o alarde feito na imprensa sobre um ou outro beijo gay nas novelas. E pensamos que este poderia ser um tema a partir do qual poderíamos abordar nossas vivências. Então, desenvolvemos um conflito em que os dois personagens pudessem tensionar sua relação e pensamentos sobre a própria comunidade LGBTQIAPN+”, resume Leandro.

Homenagem a Nelson Rodrigues

A dramaturgia também olha para trás a partir de um diálogo com “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, já que muito dessa polêmica parece estar não apenas parada no tempo, mas retrocedendo. E isso se dá a partir de um aumento cada vez maior no conservadorismo no Brasil e no Mundo. “A mesma homofobia e o mesmo sensacionalismo que pautam nossos beijos hoje, interferem radicalmente na vida dos personagens rodrigueanos. A gente acredita ter avançado nessa discussão, mas será mesmo? Olhar pro passado ajuda a pensar um pouco sobre o que mudou a projetar o que vem pela frente”, aponta Rohan.

Sobre a Equipe da Peça Teatral

Dadado de Freitas é artista da cena, atuando como diretor, ator, dramaturgo, preparador de elenco, roteirista e iluminador. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, tem como foco de pesquisa a encenação, a performance, a política e a presença de corpos dissidentes na cena. Vencedor do Prémio Shell de direção em 2025, no qual também estava indicado nas categorias de dramaturgia e iluminação pela peça Arqueologias do Futuro, do Museu dos Meninos.

Leandro Fazolla é produtor teatral, crítico de arte e ator. Doutorando em Artes Cênicas pela Unirio, pós-graduado em História do Teatro Moderno e Ocidental (CAL), Mestre em Arte e Cultura Contemporânea (UERJ) e Bacharel em História da Arte (UERJ). Atua como diretor, produtor e membro fundador da Cia. Cerne, com a qual foi contemplado com o projeto “Turmalina 18-050”, no edital Rumos Itaú Cultural.

Rohan Baruck é doutorando e Mestre em Artes Cênicas (UNIRIO), ator, diretor, produtor, dramaturgo e professor de teatro. Em 2022, recebeu o Diploma Heloneida Studart, concedido pela Alerj em reconhecimento aos mais de 20 anos de carreira e atuação no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é jurado do 10º Prêmio CBTU de teatro para crianças.

Ficha Técnica

Idealização, Dramaturgia e Atuação: Leandro Fazolla e Rohan Baruck
Direção Artística e Supervisão Dramatúrgica: Dadado de Freitas
Direção de Movimentos: Maurício Lima
Direção Musical: Bèá Ayòóla
Cenografia: Maurício Bispo
Figurino: Flávio Souza
Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni
Direção de Produção: Stephany Lopez
Produção Executiva: Nilda Andrade
Assistente de Produção (acolhimento de PCD): Fran Dutra
Intérprete de LIBRAS: Claudia Chelque
Operação de Luz: Rafa Domi
Fotografia: Higor Nery
Gestão de Redes Sociais: VB Digital – Diogo Nasi e Victor Braga
Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação
Coordenação de Projeto: Leandro Fazolla e Rohan Baruck | RBARUCK

Informações Essa Peça Tem Beijo Gay

Local: Sesc Tijuca – Rua Barão de Mesquita
Temporada: 26 de Junho a 27 de Julho • Quinta a Sábado – 19:00 h • Domingo – 18:00 h
Sessões com LIBRAS: 27 de Junho; 05, 18 e 26 de Julho
Ingressos: Bilheteria do Teatro

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Teatro
Mais teatro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.