logo embreve

Desato marca a estreia de Viviane Mosé como dramaturga

Quando:
11/08 - 19:00 h   a   16/09 - 19:00 h
Local:
Teatro Firjan
Poesia de Viviane Mosé Transcrita Para os Palcos

O espetáculo, que é a primeira incursão de Mosé como dramaturga de sua própria obra poética, agora ganha uma nova temporada.

O existencialismo serve à poesia de Viviane Mosé, assim como a dança é o pulmão do teatro de Duda Maia. A montagem é inspirada no livro homônimo, com realização da 8 Produção Cultural e patrocínio da Eletrobrás, por meio da Lei Rouanet. Ele reúne uma coleção de poesis da autora sobre as dores e delícias da nossa contemporaneidade, sob um viés anti-niilista. “É para se abandonar pesos. Tirar e jogar fora, produzir leveza. Viver mais o agora e deixar de lado o passado e o futuro. Afinal, viver é bom sem os excessos de explicação e o medo que nos rodeiam“, afirma Viviane Mosé.

Em cena, as intérpretes-criadoras Ana Carbatti, Ana Paulo Novellino e Letícia Medella dão vida aos ensaios poéticos de Mosé. Estes ensaios falam sobre como encarar a contemporaneidade e as contingências de nossa existência atribulada. Por isso, os corpos aqui falam tanto quanto as bocas. “Escolhi os poemas que mais me atravessaram e puxaram para o lado cênico.

Tem uma dialética na obra da Viviane, essa necessidade grande de nos relacionarmos e buscarmos alguém com quem compartilhar a vida e a vontade de ficarmos sós. O trabalho parte da fisicalidade das três atrizes, das criações coróreas de cada uma“, conta a diretora Duda Maia.

O figurino faz parte do cenário e integra a dramaturgia

Para dar forma e movimento a essas histórias no palco, a figurinista Karen Brusttolin criou uma roupa-instalação que faz as vezes de cenário.

“Gosto quando o figurino faz parte da construção da dramaturgia. Apelidamos de ‘bololô’. É como um emaranhado. São várias peças que podem ser colocadas e retiradas ao longo do espetáculo. Vão desnudando camadas, revelando partes, desconstruindo, com texturas. É um deleite”, explica Karen.

Ficha Técnica Desato

Idealização: Marilia Medina
Texto: Viviane Mosé
Direção: Duda Maia
Intérpretes-Criadoras: Ana Carbatti, Ana Paula Novellino e Leticia Medella
Iluminação: Lina Kaplan
Direção de Arte e Figurinos: Karen Brusttolin
Trilha Sonora Original e Direção Musical: Azul
Assistente de Direção: Marilia Medina
Fotografia: Lorena Zschaber
Produção Executiva: Renan FIdalgo
Assessoria de Comunicação: Dobbs Scarpa
Direção de Produção: Luiz Prado
Realização: 8 Produção Cultural e Marilia Medina

Informações sobre Desato

Local: Teatro Firjan Sesi Centro – Av. Graça Aranha
Data: 11 de Agosto a 16 de Setembro • Segundas e Terças – 19:00 h
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 70 min.
Ingressos: R$ 40 (inteira)/ R$ 20 (meia)

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE