logo embreve

Funarj celebra ocupação do Teatro Mário Lago, na Vila Kennedy

Local:
Teatro Mário Lago Vila Kennedy
Uma celebração do Teatro leva a arte aos palcos da Zona Oeste

O Prêmio Funarj para Peças Teatrais reuniu grupos homenageados, apresentações culturais e muita celebração à cultura.

O Prêmio Funarj para Peças Teatrais reuniu, no dia 11/12/2025, artistas produtores e convidados numa noite dedicada à celebração da cena teatral da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento, realizado na Casa de Cultura Laura Alvim homenageou as 12 peças que integraram o edital da premiação. Elas se apresentaram no Teatro Mário Lago, na Vila Kennedy.

A noite começou com uma performance da atriz e cantora Luísa Vianna. Ela apresentou canções populares acompanhada por violão. Além disso, interpretou um monólogo, no qual destaca o papel transformador do teatro na vida cultural da população. Isto vai de encontro à missão da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro. Ela preza pela atuação direta com o território e pela contribuição da cultura.

Insistência na manutenção e incentivo ao Teatro

Hoje é um dia especial. O projeto piloto foi um sucesso. Queremos ampliar edições e valores nos próximos meses. Isto porque nós não vamos desistir do teatro, vamos insistir para que as pessoas gostem tanto quanto dos shows. Estou muito feliz de estar aqui hoje, pelo sucesso e pelo resultado do projeto“, celebrou Jackson Emerick, presidente da Funarj.

Esse edital veio para levantar e mostrar para a Vila Kennedy que existem outras maneiras de arte, para além dos shows. Foi um grande sucesso mesmo, tanto para os moradores quanto para osfuncionários. Houve pessoas vindo de fora da Vila Kennedy para assistir às peças do edital. Para eles, jovens artistas, foi uma grande inspiração. Foi muito rica a experiência que tivemos“, completou Thaís Aquino.

Obras homenageadas

O incentivo também ampliou o acesso à cultura para os moradores da região. Ao longo do ano, eles acompanharam uma agenda mais robusta, variada e com temáticas múltiplas. Isto foi o resultado direto da presença frequente dos coletivos participantes. Além de beneficiar elencos e diretores, o projeto movimentou técnicos, produtores, cenógrafos e outros profissionais do setor. Por conseguinte, contribuindo para a cadeia produtiva do teatro e estimulando a continuidade de projetos locais.

As obras homenageadas na cerimônia foram: “Diáspora Nordestina”, “Candelária”, “Pança”, “Gente de Bem”, “Têmpora”, “Procurando Araribóia”, “Clarice do Brasil”, “Encruza”, “O Matador de Santas”, “Leopoldina Carolina Josefa: A Libertadora do Brasil”, “No Buraco” e “Conselho de Classe”.



 

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Teatro
Mais teatro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.