Incentivado pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar, o enredo do Tá Pirando, Pirado, Pirou! transforma o carnaval em intervenção cultural pela inclusão.
O Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou! sai às ruas da Urca no próximo dia 08 de fevereiro. A Avenida Pasteur será tomada por música, cor e significado com o desfile de um dos blocos mais simbólicos do carnaval de rua do Rio de Janeiro. O desfile desse ano tem participações especiais da bateria da Portela e dos blocos Céu na Terra e Vem Cá Minha Flor.
Fundado em 2004, o Coletivo reúne usuários e profissionais da rede pública de saúde mental, familiares, artistas e simpatizantes da luta antimanicomial. O bloco transforma o carnaval em um potente ato de cidadania e inclusão social. Para o carnaval de 2026, o bloco apresenta o enredo O Cavalo Azul do Cuidado em Liberdade e a Chama Acesa de Franco Basaglia, tema escolhido de forma democrática em assembleias realizadas nos serviços públicos de saúde mental da cidade.
A proposta homenageia o psiquiatra italiano Franco Basaglia e sua companheira de vida e de luta, Franca Ongaro Basaglia, protagonistas de uma revolução ética e política que transformou a forma de compreender e cuidar da saúde mental, defendendo a liberdade como princípio terapêutico e o fim dos manicômios.
– Continua Depois da Publicidade –
Enredo conta a história real do Cavalo Azul
O enredo parte da história real do Cavalo Azul, símbolo criado nos anos 1970 durante o processo de desinstitucionalização do hospital psiquiátrico de Trieste, na Itália. A escultura monumental, construída por internos e artistas, rompeu simbolicamente os muros do manicômio e desfilou pelas ruas da cidade carregando sonhos, desejos e reivindicações por liberdade. No desfile de 2026, o cavalo azul reaparece como metáfora viva do cuidado em liberdade, da potência do afeto e da reconstrução de vínculos sociais por meio da cultura.
“O coletivo está animado para esse desfile. Franco Basaglia é um nome que unifica o campo da saúde mental e da luta antimanicomial no Brasil e no mundo, e a chegada do Cavalo Azul da Liberdade, nossa nova alegoria, está deixando a todos numa grande expectativa!” aponta Alexandre Ribeiro Wanderley, cofundador e coordenador do Ponto de Cultura ‘Tá Pirando, Pirado, Pirou!’.
Desfilar pela Avenida Pasteur, endereço do primeiro hospício da América Latina, reforça o caráter simbólico da ação. O espaço, marcado historicamente pelo isolamento e pela exclusão, é ressignificado pelo bloco como território de encontro, alegria e convivência. O desfile segue até a Praia Vermelha, com apoteose em frente ao Parque Bondinho Pão de Açúcar®, onde o carnaval se afirma como ferramenta de transformação social.
Informações Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou!
Local: Avenida Pasteur – Urca
Data: 08 de fevereiro – 15h
Classificação: Livre
Ingressos: Entrada Gratuita





