O cantor e compositor Cláudio Frêp abre o ano em clima festivo e provocador com o show de seu álbum “Manifesto Caboclo”.
Com forte linguagem teatral, o espetáculo reúne canções do novo álbum e revisita momentos marcantes da discografia do artista. Estão no repertório “Sebastião e o Cu do Tempo” e “Tereza“, trabalhos que tiveram a liberdade como conceito central. Este é o tema que atravessa toda a obra de Cláudio. “Manifesto Caboclo é uma celebração à alma brasileira. Uma exaltação à força e resistência de nossa miscigenada cultura“, destaca o cantor. O conceito do espetáculo parte do texto Manifesto Caboclo contra a intolerância e o preconceito, idealizado em 2014 e selecionado em 2023 para exposição na primeira mostra de arte e literatura do Museu da Justiça do RJ.
– Continua Depois da Publicidade –
Show com inspiração eclética
No palco, o artista transita por uma mistura rica de gêneros musicais: samba, pop, coco, carimbó, funk e maracatu. Assim, defende a ideia da “pele cabocla” como símbolo de um corpo universal. Em seu manifesto, ela é descrita como “tenda exposta às chibatas dos ventos, epiderme de infinitas camadas, fluxo e filtro identificador de tudo que é humano“. O show tem início m clima gótico com a intensa “À Noiva Cadáver“, usando recurso a Inês de Castro para refletir sobre heranças medievais e seus reflexos contemporâneos.
Aos poucos, em sugestão de renascimento, o palco se ilumina e ganha novos ritmos, o que conduz o público para músicas que abordam, alegoricamente, temas urgentes da atualidade. Questões de gênero, violência, racismo, feminismo e guerra ideológica são abordadas. Todavia, apesar da densidade dos temas, a leveza, o bom humor e o lirismo dão o tom do espetáculo. Assim, Cláudio Frêp revela a ligação com as artes cênicas e faz referência ao histórico Teatro Opinião, numa releitura de “Carcará“, de João do Vale.
Para o encerramento, está reservada uma surpresa: de maneira lúdica e poética, canções inspiradas nos universos literários de Clarice Lispector, Raul Bopp e Cora Coralina, dentre outros. Muato, diretor premiado no Brasil e no exterior, assina a direção. O álbum “Manifesto Caboclo” está disponível nas principais plataformas digitais.
Informações sobre o show Manifesto Caboclo
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola, r. Conde de Bonfim, 824, Tijuca
Data e Horário: 9/01/2026, às 19h
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos: clique aqui





