logo embreve

Cláudio Frêp leva seu “Manifesto Caboclo” ao Centro de Música Carioca Artur da Távola

Repertório eclético e mistura de ritmos apresentam a alma brasileira no Manifesto Caboclo
Quando:
09/01 - 19:00 h   a   09/01 - 20:00 h
-
Local:
Centro da Música Carioca Artur da Távola

O cantor e compositor Cláudio Frêp abre o ano em clima festivo e provocador com o show de seu álbum “Manifesto Caboclo”.

Com forte linguagem teatral, o espetáculo reúne canções do novo álbum e revisita momentos marcantes da discografia do artista. Estão no repertório “Sebastião e o Cu do Tempo” e “Tereza“, trabalhos que tiveram a liberdade como conceito central. Este é o tema que atravessa toda a obra de Cláudio. “Manifesto Caboclo é uma celebração à alma brasileira. Uma exaltação à força e resistência de nossa miscigenada cultura“, destaca o cantor. O conceito do espetáculo parte do texto Manifesto Caboclo contra a intolerância e o preconceito, idealizado em 2014 e selecionado em 2023 para exposição na primeira mostra de arte e literatura do Museu da Justiça do RJ.

Show com inspiração eclética

No palco, o artista transita por uma mistura rica de gêneros musicais: samba, pop, coco, carimbó, funk e maracatu. Assim, defende a ideia da “pele cabocla” como símbolo de um corpo universal. Em seu manifesto, ela é descrita como “tenda exposta às chibatas dos ventos, epiderme de infinitas camadas, fluxo e filtro identificador de tudo que é humano“. O show tem início m clima gótico com a intensa “À Noiva Cadáver“, usando recurso a Inês de Castro para refletir sobre heranças medievais e seus reflexos contemporâneos.

Aos poucos, em sugestão de renascimento, o palco se ilumina e ganha novos ritmos, o que conduz o público para músicas que abordam, alegoricamente, temas urgentes da atualidade. Questões de gênero, violência, racismo, feminismo e guerra ideológica são abordadas. Todavia, apesar da densidade dos temas, a leveza, o bom humor e o lirismo dão o tom do espetáculo. Assim, Cláudio Frêp revela a ligação com as artes cênicas e faz referência ao histórico Teatro Opinião, numa releitura de “Carcará“, de João do Vale.

Para o encerramento, está reservada uma surpresa: de maneira lúdica e poética, canções inspiradas nos universos literários de Clarice Lispector, Raul Bopp e Cora Coralina, dentre outros. Muato, diretor premiado no Brasil e no exterior, assina a direção. O álbum “Manifesto Caboclo” está disponível nas principais plataformas digitais.

Informações sobre o show Manifesto Caboclo

Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola, r. Conde de Bonfim, 824, Tijuca
Data e Horário: 9/01/2026, às 19h
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos: clique aqui

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Shows
Mais shows

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.