Livro Um defeito de cor inspirou o samba enredo da Portela e conta a fascinante história de uma africana em busca do filho perdido, por isso já é um clássico da literatura contemporânea.
Ana Maria Gonçalves escreveu Um defeito de cor em 2006
O livro conta a história de Kehinde, uma mulher negra trazida ainda criança da África, para ser escravizada no Brasil. Com riqueza de detalhes a autora vai contando cada fato histórico relacionado ao sistema escravagista no Brasil e na África. Além disso, mostra como as cidades eram afetadas pelo tráfico humano por muitos anos e como a cultura negra consegue sobreviver, apesar de todas as tentativas de ser apagada.
A autora nos conta uma história rica em detalhes, mas baseada em uma longa pesquisa feita por ela, principalmente sobre o período escravocrata do Brasil. A trajetória de Kehinde, desde da infância até a sua velhice nos mostra uma mulher guerreira inserida na busca de seu filho e em todas as lutas por respeito à sua identidade e de seu povo.
Um livro essencial e que deve estar nas escolas brasileiras.
Sobre a Autora
Ana Maria Gonçalves nasceu em 1970 em Ibiá, no Estado de Minas Gerais. A escritora é publicitária por formação e, por causa disso, morou em São Paulo até se cansar do ritmo intenso da cidade e da sua profissão. Em sua viagem à Bahia, encantou-se com a Ilha de Itaparica e morou lá por cinco anos, período em que descobre sua veia ficcionista. Por isso passa a se dedicar integralmente à literatura e ao multifacetado universo cultural da diáspora africana nas Américas.
Ficha Técnica
Autora: Ana Maria Gonçalves
Número de Páginas: 952
Data de Publicação: 2006
Idioma: Português
Código do Produto: ISBN-10 – 8501071757GTIN-13 – 9788501071750ISBN-13 – 9788501071750
Compre na Amazon: Clique Aqui