O Arroz de Palma é um livro que conta a história de uma família originalmente portuguesa, que vem crescer e prosperar no Brasil, como tantas outras.
A família se inicia em Portugal e a história se desenrola em terras Brasileiras. É um romance sobre a imigração portuguesa focado especialmente na vida familiar. Francisco Azevedo escreve de forma suave e consegue passar muito sentimento.
O fio condutor da história é justamente o arroz lançado aos noivos na cerimônia de casamento deles. Muitas passagens do livro ressaltam a força dos laços familiares, que perduram durante toda a vida. O autor tem muitas frases impactates e uma delas se repete em vários trechos do livro: “Família é prato difícil de preparar”. Nesse contexto a história da família vai sendo contada com muita sensibilidade.
Sinopse do livro O Arroz de Palma
Primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil, O Arroz de Palma narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando diversas dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos suas vidas, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes, outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, em 1908. Grão que serve de fio condutor desta história, como migalhas de pão jogadas no labirinto da memória.
Estreia na literatura do roteirista e dramaturgo Francisco Azevedo, autor das peças Unha e Carne e A Casa de Anais Nin, sucessos de público e crítica. O livro inicia com Antônio, filho de José e Maria, aos 88 anos, preparando o almoço que será servido à família, finalmente reunida após muito tempo. Enquanto combina os ingredientes, vão se misturando em sua mente as histórias que Tia Palma, irmã de seu pai, lhe contava. Mitologias familiares, que gravitam em torno desse arroz e também em torno das dificuldades em se largar uma terra amada por um futuro duvidoso.
O Arroz de Palma é um romance delicado, que emociona e comove. Com um certo ar de Isabel Allende, a trama tem um forte componente sentimental. Uma nostalgia por um tempo em que a família abrigava as pessoas. Um ideal que, portugueses ou não, todos nós herdamos.
Sobre o Autor
Romancista, dramaturgo, roteirista, poeta e ex-diplomata, Francisco José Alonso Vellozo Azevedo nasceu no Rio de Janeiro em 1951. Começou a se dedicar à literatura em 1967, quando venceu concurso promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).
Além de livros e peças de teatro, encenadas no Brasil e no exterior, escreveu para mais de 250 produções audiovisuais. Seu primeiro romance, o best-seller O Arroz de Palma, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e já conquistou milhares de leitores em todo o mundo. É autor, também pela Editora Record, de Doce Gabito, Os Novos Moradores e Eu Sou Eles.
Ficha Técnica
Editora: Record – 28ª edição (22 outubro 2008)
Idioma: Português
Formato: Capa Comum – 364 páginas
ISBN-10: 8501081949
ISBN-13: 978-8501081940
Dimensões: 22.61 x 14.99 x 2.29 cm
Ranking: Nº 663 em Livros – Conheça o Top 100 na Categoria Livros
Compre na Amazon: Clique Aqui
O Rio Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos