logo embreve

Horas Azuis

Uma História de Quem Decide Viver Longe

Romance de estreia da tradutora vencedora do National Book AwardHoras Azuis mostra como construir uma nova vida longe de casa, mas sem sacrificar os elos de afeto que nos sustentam.

O romance Horas Azuis é uma história de quem decide viver longe, ser imigrante. Encontrar uma nova vida em um país diferente. A premiada autora Bruna Dantas Lobato, nos mostra toda a beleza e as dificuldades de ser estrangeira. A saudade de quem ficou e o fascínio pelo novo mundo.

A autora também demonstra com muita sensibilidade o amor de mãe e filha. O laço inseparável e sensível presente nessa relação. O dia a dia na nova rotina sempre permeado por lembranças e preocupações com a vida materna deixada para trás. O livro nos coloca dentro do mundo da personagem, com riqueza de detalhes e de emoções. Usando uma linguagem simples e bastante emocional, a autora nos prende e nos conquista com sua narrativa.

Sinopse Horas Azuis 

Uma jovem brasileira se muda para uma universidade em Vermont, nos Estados Unidos, para estudar literatura. Introspectiva, aos poucos ela se adapta ao clima frio e ao caráter funcional do campus, fazendo amizade com outras alunas imigrantes. Todos os dias, senta-se diante da luz azulada da tela do computador para conversar por Skype com a mãe, que ficou sozinha no Rio Grande do Norte.

Desvelando essa trama aparentemente singela, Bruna Dantas Lobato faz sua estreia na ficção com um romance sensível e intrincado que é um verdadeiro feito literário. A personagem põe a mão sobre a pálpebra e a sente pulsar, ouve a conversa baixinha como chuva dos estudantes que fumam perto da sua janela, lembra da mãe parada à porta de seu quarto no Brasil, no meio da noite, sussurrando para saber se a filha ainda estava acordada. 

Esse retrato pungente do afeto familiar que resiste às distâncias impostas pela vida, Horas Azuis subverte expectativas de estrutura e nos surpreende com a sua placidez retumbante e com a loquacidade da sua quietude.

Sobre Bruna Dantas Lobato

Bruna Dantas Lobato nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, em 1991, e mora nos Estados Unidos desde 2011. Teve sua ficção publicada nas revistas The New YorkerGuernica e The Common. Traduziu para o inglês livros de Caio Fernando AbreuJeferson Tenório e Giovana Madalosso. Além disso, Bruna recebeu o National Book Award em 2023 pela tradução de A palavra que resta, de Stênio Gardel.

Ficha Técnica Horas Azuis 

Editora: ‎Companhia das Letras
Data da Publicação: ‎20 maio 2025
Edição: ‎1ª
Idioma: ‎Português
Número de Páginas: ‎144 páginas
ISBN-10: ‎8535940502
ISBN-13: ‎978-8535940503
Dimensões: ‎14 x 1.2 x 21 cm
Ranking dos Mais Vendidos: Nº 252 em Ficção Feminina

Compre aqui!

Denise Machado

Professora, amante da literatura.

Mídias relacionadas:

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE