Hoje é Dia do Saci, esse personagem folclórico, e nada melhor do que ler A Turma do Pererê, uma HQ criada por Ziraldo na década de 1960.
Conheci a HQ A Turma do Pererê na década de 1970, quando ela era publicada pela Editora Abril. Essa turma surgiu na revista Pererê, criada por Ziraldo em 1960, a primeira história em quadrinhos com temática totalmente brasileira. Além disso, ela era colorida e inteiramente escrita e ilustrada por um único autor, o grande Ziraldo.
O personagem Pererê surgiu nas tiras de quadrinhos da antiga revista O Cruzeiro, junto com a turma da Mata do Fundão. Liderados por esse Saci, o Indígena Tininim, a Onça Galileu, o Macaco Alan, o Jaboti Moacir, o Coelho Geraldinho e o Tatu Pedro Vieira encaravam as HQs de personagens estrangeiros e chegou a vender 120 mil revistas.
Como a Turma do Pererê surgiu em plena ditadura, época em que não era permitido andar em grupos pelas ruas, ela foi cancelada em 1964. É interessante pensarmos que essa HQ já tinha um perfil ecológico e mostrava o Pererê como um herói de nossas matas. As histórias falavam sobre a preservação da flora e da fauna nacional e introduziam elementos do folclore e da vida rural.
– Continua Depois da Publicidade –
Sinopse A Turma do Pererê – 365 dias na Mata do Fundão
A HQ traz todos os personagens da Turma do Pererê e incríveis aventuras na Mata do Fundão. Um lugar onde o sol nasce sempre bonito, o dia tem muito tempo para brincar e a noite tem um luar enorme. A Turma do Pererê chegou aos jornaleiros na década de 60 e apresentava os indígenas, bichos e personagens das lendas e do folclore brasileiro.
Essa HQ recebeu, em Portugal, o prêmio de melhor história em quadrinhos do mundo no século XX. A premiação aconteceu no Salão Internacional de Banda Desenhada, evento mais importante do mundo neste segmento. Na ocasião foram escolhidas as 100 melhores histórias em quadrinhos do século XX e apenas um brasileiro ficou entre os selecionados: Ziraldo.

Sobre Ziraldo
Ziraldo dedicou sua vida à literatura e à ilustração para crianças. É artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito. Publicou seus primeiros cartuns na imprensa de seu Estado, Minas Gerais, quando ainda nem havia escolas de artes no Brasil.
A carreira de Ziraldo começou na revista Era Uma Vez… com colaborações mensais. Em 1954 trabalhou no jornal A Folha de Minas, com uma página de humor. Em 1957, começou a publicar seus trabalhos na revista A Cigarra e, posteriormente, em O Cruzeiro, além do Jornal do Brasil e as revistas Visão e Fairplay.
Ziraldo fez cartazes para inúmeros filmes brasileiros, como Os Fuzis, Os Cafajestes, Selva Trágica, Os Mendigos e vários outros. Durante o período da ditadura militar (1964-1984), Ziraldo realizou um trabalho intenso de resistência à repressão, fundando com outros humoristas O Pasquim. Em 1968 teve seu talento reconhecido internacionalmente com a publicação de suas produções na revistas Graphis, Penthouse, Private Eye, Plexus, Planète e Mad.
Sua maior criação é O menino maluquinho, livro que desde 1980 diverte as crianças de todo o país e já foi adaptado para histórias em quadrinhos, teatro, cinema e televisão, além de render-lhe o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo.
– Continua Depois da Publicidade –
Ficha Técnica A Turma do Pererê – 365 dias na Mata do Fundão
Editora: Globinho
Data da Publicação: 1 dezembro 2006
Edição: 1ª
Idioma: Português
Número de Páginas: 112 páginas
ISBN-10: 8525047740
ISBN-13: 978-8525047748
Dimensões: 20.3 x 0.8 x 27.6 c
Onde Comprar: Clique Aqui





