Faixa Bunda Preta está no EP e mistura o batidão do funk carioca com elementos da música clássica, reafirmando o crescimento de Ster como musicista.
Com três faixas já lançadas e uma proposta artística inovadora, STER lança a música Bunda Preta e tem como ponto de partida uma das obras mais célebres de Wolfgang Amadeus Mozart: “Eine kleine Nachtmusik”, composta em 1787. Essa melodia icônica se mistura com batidas de funk 140 BPM e arranjos de violino. Aliás, os arranjos são executados com técnicas como spiccato e glissando, misturado com vozes duplas e subidas de tom. O resultado é um som original, que une o popular e o erudito e leva o baile todo pra dançar.
– Continua Depois da Publicidade –
Músicas de Ster criam uma sonoridade única
A música Bunda Preta dá continuidade à proposta central do projeto Funk Erudito. A ideia dessa carioca da Penha é quebrar as barreiras entre o erudito e o popular, para fazer todo mundo balançar a raba. Com essa mistura inusitada, ela tenta criar um espaço onde o funk pode ser tratado com o mesmo prestígio e complexidade atribuída à música clássica. Além disso, Bunda Preta carrega um discurso potente: exaltar Mozart e celebrar o corpo da mulher negra, com orgulho e irreverência. De acordo com a cantora, a música traz uma afirmação estética e política, criada com inteligência musical e toda a atmosfera da pista.
Parceria com o DJ Will22
Fazer todo mundo balançar na pista é a especialidade do DJ Will22, um dos grandes nomes do funk carioca. Cria dos bailes de favela do Rio de Janeiro, o artista passou 9 anos na banda da cantora Ludmilla, uma das maiores artistas do país. Will 22 assina a produção de sucessos como Não Encosta (Ludmilla), Onda Diferente (Anitta), Tô preocupada (Rebecca) e MC não é bandido (MC Poze do Rodo). Violinista de formação clássica, cantora, produtora e funkeira, STER tem apenas 24 anos e já soma mais de meio milhão de plays nas plataformas digitais.
Ao longo das quatro faixas do EP, a artista explora novas possibilidades para o funk nacional, criando uma sonoridade que atravessa gêneros, referências e espaços.
“O Funk Erudito é sobre unir mundos que sempre me habitaram: o clássico e o popular. Esse projeto mostra que dá pra dançar até o chão, curtir um som mais elaborado, ser acessível e criativo, tudo ao mesmo tempo, como a música urbana é. E ‘Bunda Preta’ fecha esse ciclo com a energia lá no alto”, explica Ster.
A música está disponível nas plataformas de streaming.