Os caminhos trilhados por Sandra Felzen perpassam as questões femininas, as causas ambientais e suas várias vivências culturais, que são traduzidos nesta exposição.
O Tempo, O Feminino, A Palavra, será inaugurada dia 8 de maio na Galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Nesta exposição, a artista constrói artesanalmente um caderno, um útero e inúmeros potes feitos a partir de tiras de vários tecidos afetivos, coletados ao longo da vida. O conteúdo do caderno mostra os desdobramentos da trajetória da artista, as reflexões sobre a passagem do tempo, sobre o feminino e sua conexão com a natureza, representada pela árvore.
Para Sandra, a árvore possui uma grande ligação com o feminino. Para começar, a palavra é feminina no idioma brasileiro. Além disso, simboliza o equilíbrio e é um elo entre Terra e Céu. Enraizada e com potencial de crescimento, doa flores e gera frutos. A Árvore da Vida é um conceito na cultura judaica que significa tanto sabedoria quanto integridade do ser e todas as suas manifestações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Meus temas principais, o Feminino e a Árvore, estão entrelaçados e dialogam entre si. Na verdade, são um grande tema único. Ao longo da minha carreira, pintei umbuzeiros, umburanas, bacuris, bambus, monjolos, carnaúbas, veredas. As árvores representam nossas raízes, que nos dão sustentação. Elas nos fincam na história, em nossas ancestralidades. Ao mesmo tempo, nos dão o sentido de direção e nos remetem às alturas“, diz Sandra Felzen.
Sobre Sandra Felzen
Artista visual carioca, Sandra Felzen graduou-se em Química com Mestrado em Ciências Ambientais. Iniciou seus estudos de pintura e desenho durante os anos 80 em Nova York. Participou de vários cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e MAM, no Rio, entre o final dos anos 80 e início dos anos 90. Realizou várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior ao longo dos 40 anos dedicados à arte.
Informações O Tempo, O Feminino, A Palavra – Exposição Sandra Felzen
Artista: Sandra Felzen
Curadoria: Cristiana Tejo
Abertura: 8 de Maio – 17:00 h às 20:00 h
Data: Até 29 de Junho • Quarta a Domingo – 16:00 h à 21:00 h
Local: Galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Humaitá
Produção: Marcelo Rezende
Entrada Gratuita
Mais Informações: Clique Aqui