Reinaugurado em maio, após processo de restauração, o Palácio Gustavo Capanema completa 80 anos, combinando espaços culturais e áreas abertas à visitação.
O Palácio Gustavo Capanema é um marco da arquitetura modernista e patrimônio cultural brasileiro. Passou por obras de restauração e conservação e a reinauguração ocorreu em 20 de maio. Em sua nova proposta de uso, o prédio combina espaços culturais e áreas abertas à visitação pública. Além disso, abriga um gabinete do Ministério da Cultura e entidades vinculadas ao Iphan, à FBN e à Funarte.
– Continua Depois da Publicidade –
Símbolo de força e de vanguarda da cultura nacional
“O Palácio Gustavo Capanema é um símbolo da força e da vanguarda da cultura brasileira que merece ser celebrado. Devolver este espaço ao povo, totalmente restaurado e pulsando com novas atividades, é mais do que um ato de preservação do patrimônio; é um investimento no futuro, reafirmando nosso compromisso com a memória e a identidade nacional”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“O Palácio Gustavo Capanema é parte do enredo que conta a história das artes e da cultura brasileira há 80 anos. Com sua arquitetura, o Brasil inovou. Isto porque, na contramão dos arranha-céus, abusa dos pilotis e ainda tem o terraço-jardim, assinado por Burle Marx. Composições de azulejos e outras inúmeras obras assinadas por Portinari. Um marco modernista. Também palco e símbolo da mais longa ocupação de resistência ao fim do Ministério da Cultura em 2016“, destaca a presidenta da Funarte, Maria Marighella.
Conduzidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), as obras de restauração do prédio começaram em 2019 e receberam investimento de R$ 84,3 milhões. Incluíram requalificação das instalações elétricas, hidráulicas, sistema de incêndio, mobiliário e climatização, além da recuperação de obras de arte de Portinari e esculturas de Bruno Giorgi.
Visitação ao Palácio Gustavo Capanema
O agendamento para visitação ao Palácio Gustavo Capanema pode ser individual ou em grupo, desde que feito com até 24 horas de antecedência pelo site do MinC. Elas ocorrerão às quintas e sextas-feiras. Para saber mais, clique aqui.