logo embreve

Oficina de Pintura com Panmela Castro

Quando:
12/07 - 13:00 h   a   12/07 - 15:00 h
-
Local:
Parque da Catacumba
Atividade Será Gratuita e Aberta a Crianças e Adultos

Oficina com Panmela Castro incentiva crianças e adultos a observar o conjunto botânico do Parque da Catacumba para desenhar flores e plantas.

Panmela Castro comandará uma oficina de modelo vivo botânico, na exposição Direito ao Afeto. A exposição está no Pavilhão Victor Brecheret, no Parque da Catacumba. A atividade será gratuita e aberta a crianças e adultos. No evento, em parceria com a Rede NAMI, o público vai poder desenhar e pintar flores e plantas do Parque, ao lado da artista. O formato é aberto e participativo. Nele, ela contará um pouco de seu processo de trabalho e sobre a escolha do tema.

O público poderá criar livremente seus desenhos, num momento de experimentação. “Quando desenhamos uma flor, estamos nos obrigando a parar e prestar atenção. É um gesto simples, mas que exige tempo e concentração. Nessa oficina, o desenho se torna uma forma de cuidado com a flor, com a nossa percepção e com as histórias que esse encontro pode despertar”, diz Panmela Castro.

Mulheres negras não recebem flores

O tema da oficina está ligado ao da exposição Direito ao Afeto. Kenya Eleison é a curadora. A exposição transforma flores enviadas pelo público em pinturas de Panmela Castro. Para isso, ela elabora um ritual de escuta, cuidado e presença. A artista se inspirou num manifesto elaborado por ela e parte da premissa de que “o afeto não é privilégio, é um direito fundamental”. Esta frase sintetiza um percurso que ela iniciou anos antes, com a série “Mulheres Negras Não Recebem Flores”.

Esta série nasceu depois da viralização do texto da escritora Gabriela Moura, que denunciava a exclusão afetiva de mulheres negras. “Sou uma mulher negra e, por muito tempo, fui ensinada a não esperar cuidado. Essa exposição é uma forma de dizer que merecemos afeto, sim. E que merecemos recebê-lo em vida, em público, em gesto. Flores são só o começo,” afirma Castro.

Sobre Panmela Castro

Panmela Castro é uma ativista e artista visual que tem como força motriz o afeto, as relações de alteridade e o senso de pertencimento. Sua prática abrange estudos de performance e se desdobra em diversas mídias, como pintura, escultura, instalação, vídeo e fotografia, unificada pela ideia como elemento comum em sua produção. Suas obras estão presentes nos principais acervos do Brasil e também em coleções internacionais.

Com mestrado em Processos Artísticos Contemporâneos pela UERJ e pós-graduação no curso de Direitos Humanos, Responsabilidade e Cidadania Global pela PUCRS, Panmela é reconhecida internacionalmente por seu ativismo no combate à violência doméstica em sua instituição de direitos humanos intitulada Rede NAMI. A artista foi homenageada em inúmeros prêmios e listas incluindo o título de “Young Global Leader” do World Economic Fórum (2013), “150 Women That Are Shaking The World”da revista norte americana Newsweek Magazine (2012) e vários outros.

Informações Oficina de Pintura com Panmela Castro

Local: Parque da Catacumba – Lagoa Rodrigo de Freitas
Data: 12 de Julho – 13:00 h
Entrada Franca
Classificação Livre

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Eventos
Mais eventos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.