A exposição Paisagens e Pessoas: O Rio Pelos Olhos de Debret apresenta ao público uma seleção de obras que fazem parte da publicação Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil: Aquarelas e Desenhos que Não Foram Reproduzidos na Edição de Firmin Didot – 1934 reproduz aquarelas de Debret que não figuraram na primeira edição. O volume é uma realização do empresário e colecionador de artes Raymundo Ottoni de Castro Maya.
Esse trabalho foi realizado de 1953 a 1955 e foram feitos 400 exemplares, dos quais o número 355 compõe o acervo de obras raras da Biblioteca Banco do Brasil.
Para a exposição do CCBB foram escolhidas reproduções que retratam a chegada de Debret ao Rio, paisagens brasileiras, representações da indumentária, comida, trabalho e vida social do Rio de Janeiro do século XIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre Jean-Baptiste Debret
O pintor francês Jean-Baptiste Debret é um dos artistas que integraram a Missão Artística Francesa, que visitou o Brasil em 1817. A expedição aconteceu porque D. João VI havia elevado o Brasil à condição de Reino Unido, em 1808, e residia no Rio. Como vários outros artistas que aportaram por aqui, Debret contribuiu para o desenvolvimento das belas-artes no Brasil e também soube construir uma interpretação fantástica de sua vida nos trópicos, isso no século XIX.
Por causa disso, podemos dizer que existe um Brasil segundo Debret, ou seja, um Brasil interpretado pelo artista em suas telas. Jean-Baptiste Debret, pintor da corte de Napoleão, além de ter sido pintor oficial da Coroa Portuguesa no Brasil, nasceu em 1768 e morreu em 1848.
Informações Paisagens e Pessoas: O Rio Pelos Olhos de Debret
Local: CCBB RJ
Data: De 2 de Abril a 29 de Setembro • Quarta a Segunda – 9:00 h às 20:00 h
Classificação: Livre
Ingresso: Entrada Gratuita
Mais Informações: Clique Aqui