Com entrada gratuita, programação reúne 24 filmes que retratam o espírito da juventude estudantil e urbana do Japão dos anos 1960 e 1970.
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra de cinema Nouvelle Vague Japonesa: Lirismo e Subversão. A programação inclui obras de Nagisa Ōshima e Hiroshi Teshigahara e reúne 24 filmes retratando o espírito da juventude estudantil e urbana japonesa dos anos 1960 e 1970.
Considerado o movimento cinematográfico mais importante da história do país, a nouvelle vague japonesa chamada originalmente de noberu bagu. Ela abordava temas que desafiavam o conservadorismo da época, por meio de ideias subversivas e libertárias. As produções, inicialmente atreladas aos grandes estúdios, ganharam mais espaço e notoriedade no cinema independente.
– Continua Depois da Publicidade –
Panorama da produção vanguardista do período
De acordo com Pedro Henrique Ferreira, curador da mostra e professor de cinema da PUC/RJ: “o evento traçará um panorama amplo da produção da vanguarda japonesa desse período. São obras realizadas por jovens e de onde emanam o espírito cultural e militante da juventude nipônica dos anos 1960. A ideia é introduzir o público brasileiro, e sobretudo a cinefilia mais jovem, a este repertório de filmes brilhantes de pouca circulação“.
São obras como A mulher da areia, de Hiroshi Teshigahara, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 1964. Cerimônia solene, de Nagisa Ōshima, e Eros+Massacre, de Yoshishige Yoshida. Em parceria com a Fundação Japão, dois filmes serão exibidos em 16 milímetros: O profundo desejo dos deuses e Desejo profano, no dia 18, ambos dirigidos por Shohei Imamura.
– Continua Depois da Publicidade –
Confira a programação completa clique aqui
Informações sobre a mostra Nouvelle Vague Japonesa: Lirismo e Subversão
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Unidade Passeio, r. do Passeio, 38, Centro
Datas: 9 a 21 de dezembro de 2025
Horários: Consultar a programação
Classificação indicativa: verificar na programação a classificação de cada filme
Entrada franca: retirada de ingressos 30 minutos antes




