Intelectual negro, jornalista, advogado e um dos maiores nomes da luta abolicionista no país, Luiz Gama é o centro do debate promovido pelo Instituto Herzog.
Embora sua trajetória seja cada vez mais reconhecida, ela ainda levanta questões relevantes sobre memória e representatividade. A forma como seus registros e documentos são preservados e acessados convida à reflexão sobre o tratamento dado à história de personalidades negras no país. O webinar propõe justamente esse olhar crítico, ao discutir os caminhos e os desafios para garantir que legados como o de Gama sejam preservados e valorizados no Brasil.
“A proposta é lançar luz sobre como a memória é seletivamente preservada e como isso impacta o acesso à nossa própria história“, destaca Lorrane Rodrigues, Coordenação Executiva da área de memória, verdade e justiça do Instituto Vladimir Herzog. O evento também abordará o papel de políticas públicas e da atuação cidadã na construção de uma memória mais plural, inclusiva e justa.
– Continua Depois da Publicidade –
O debate contará com a presença de Lígia Fonseca Ferreira, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e principal referência nos estudos sobre Luiz Gama; Ednusa Ribeiro Santana, gestora pública, ativista e cofundadora do Coletivo Meninas Mahin, com forte atuação nas áreas de equidade racial e cultura; e Elisabete Marin Ribas, documentalista e doutora em Ciência da Informação pela Unesp, que atua na organização de arquivos de minorias sub-representadas e fará a mediação do encontro.
Informações Uma questão de Liberdade: o acesso a documentos de Luiz Gama
Local: Plataforma Zoom
Data: 20 de Maio – 19:00 h às 20:30 h
Inscrições: Clique Aqui