logo embreve

Festival do Rio traz produções originais do Canal Curta!

Quando:
05/10 - 19:00 h   a   12/10 - 20:30 h
-
Local:
Vários Cinemas
Evento Tem Sete Documentários Viabilizados Pelo Canal

O Canal Curta! participa do Festival do Rio 2025 com sete títulos, em três mostras distintas: documentários, retratos e estado das coisas.

O curta metragem é um formato desafiador para a criatividade e originalidade dos realizadores. Isto porque toda a história deve ser contada em tempo reduzido, sem espaço para digressões ou divagações cênicas. O Canal Curta! é um dos principais veículos desse tipo de obra no Brasil e, nesse sentido, traz produções originais para o Festival de Cinema do Rio de Janeiro 2025.

No Festival do Rio 2025 o Canal Curta! tem sete documentários com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os temas abordam o funk, hip hop, literatura negra e ícones da música e das artes.

Confira a programação do Canal Curta! no Festival do Rio

As Dores do Mundo: Hyldon – Emílio Domingos e Felipe David Rodrigues

Hyldon é uma lenda viva. Seu primeiro álbum: Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda completa 50 anos. Um clássico da música brasileira. Uma série de canções compostas por ele e inspiradas em histórias reais que revelam o soul romântico. Ele é um dos maiores compositores da nossa música popular, parceiro de Cassiano e Tim Maia. A formação e o trajeto do menino do sertão da Bahia ao jovem no topo das paradas de sucesso no Brasil. Um artista que sempre fez questão de ser livre. 

Produtora: Osmose Filmes
Local: CineCarioca José Wilker 1
Sessão: 07 de Outubro – 20:30 h
Local: Cinesystem Belas Artes 5
Sessão: 10 de Outubro – 13:45 h
Local: Cine Santa Teresa
Sessão: 12 de Outubro – 18:15 h

Cadernos Negros – Joel Zito Araújo

Cadernos Negros, nome inspirado nos Cadernos de Carolina Maria de Jesus, conta a história da série literária homônima, criada em 1978 por escritores em São Paulo dentro do MNU. A série, que lançou o número 45 em 2024, surge em um momento crucial. Quando a população negra buscava espaço e representatividade em diversas esferas da sociedade brasileira.

O Quilombhoje, grupo responsável pela iniciativa, propõe o debate sobre o apagamento do negro e sua representação distorcida na literatura brasileira. Até hoje mais de 300 autores negros publicaram em Cadernos Negros. 

Produtora: Bang Filmes e Produções
Local: Estação NET Rio 5
Sessão: 05 de Outubro – 19:00 h
Local: CineCarioca José Wilker 1
Sessão: 06 de Outubro – 16:00 h
Local: Cine Santa Teresa
Sessão: 8 de Outubro – 13:45 h

Invencíveis – Vitor Leite e Clarice Saliby

Nos anos 80, a Escola Tia Ciata ousou reinventar a educação pública no Rio de Janeiro. Em cinco anos, acolhendo e valorizando o saber da rua, transformou jovens antes invisíveis em cidadãos invencíveis. Mas uma mudança no poder político interrompeu abruptamente essa revolução. 

Produtora: TVZero
Local: Estação NET Rio 5
Sessão: 06 de Outubro – 19:00 h
Local: Cine Santa Teresa
Sessão: 07 de Outubro – 13:45 h

Massa Funkeira – Ana Rieper

Documentário sobre sexo a partir do universo do funk, gênero musical de maior potência e popularidade no país. Sem moralismos, o filme revela como, por intermédio do corpo, da dança, das letras e vivências de seus artistas, o funk expressa resistência, desejo, prazer e afirmação pessoal. Combinando registros de bailes, corpos em movimento, grandes personagens desse universo, cenas cotidianas e um batidão que quando toca ninguém fica parado, o filme celebra o funk como força vital e cultural da periferia brasileira. 

Produtora: Giros Filme
Local: Cine Odeon CCLSR
Sessão: 08 de Outubro – 13:10 h
Local: Cinesystem Belas Artes 5
Sessão: 09 de Outubro – 16:15 h

Na Onda da Maré – Lucia Murat

Apresenta a trajetória de 13 atores/bailarinos do Rio de Janeiro, 20 anos depois da produção do filme musical Maré, nossa história de amor, dirigido por Lucia Murat e produzido pela Taiga Filmes. Utiliza material do filme, do making of e ensaios em 2006/2007 e entrevistas com, entre outros, a bailarina internacional Ingrid Silva e o ator Babu Santana.

A ascensão do hip hop de dança de rua para dança cênica levada aos palcos por jovens como Alex Pitt, Monique Soares ou a Companhia Urbana de Dança revelam vidas que lutaram e romperam, através da arte, a violência da sociedade que os cercava. 

Produtora: Taiga Filmes
Local: Estação NET Rio 5
Sessão: 10 de Outubro – 19:00 h
Local: Cine Carioca José Wilker 1
Sessão: 11 de Outubro – 16:00 h
Local: Cine Santa Teresa
Sessão 12 de Outubro – 20:30 h

Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves – Rodrigo Pinto

Entre documentário e ficção, a trajetória do controverso ator, jornalista e produtor musical Ezequiel Neves, incluindo suas relações passionais com nomes como Rita Lee e Cazuza, com quem escreveu o hit Exagerado. Para costurar as inacreditáveis histórias do protagonista, o longa-metragem mergulha em um acervo com mais de 60 horas de entrevistas inéditas e vasta documentação, arquivo falso, entrevistas recriadas por inteligência artificial e trechos de filmes inventados, mas que deveriam ter existido. 

Produtora: Giros Filmes e Ton Ton Filmes
Local: Estação NET Gávea 1 e Estação NET Gávea 2
Sessão: 05 de Outubro – 21:30 h
Local: Cine Santa Teresa
Sessão: 06 de Outubro – 13:45 h
Local: Cinesystem Belas Artes 5
Sessão: 07 de Outubro – 13:45 h

Festival do Rio traz produções originais do Canal Curta!

O Brasil que não houve – As aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas – Renato Terra e Arnaldo Branco

Neste documentário-comédia, Gregorio Duvivier narra os feitos do Barão de Itararé e os defeitos de um Brasil que se equilibra entre a graça e a desgraça. O documentário saúda o grande humorista Apparício Torelly, o Barão de Itararé, e usa a sua peculiar lente do humor para satirizar a versão oficial do Brasil de ontem e de hoje. Tudo isso numa época em que comediantes iam para a prisão. Aliás, o Barão foi preso três vezes. 

Produtora: Inquietude
Local: Cine Santa Teresa
Sessão: 07 de Outubro – 16:00 h
Local: Cinesystem Belas Artes 5
Sessão: 08 de Outubro – 13:45 h

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja também
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.