Oceano – O Mundo é Um Arquipélago compõe as celebrações de uma década de existência do museu mais visitado do Brasil.
Ao longo da última década, o Museu do Amanhã se consolidou como uma referência mundial. Um museu que projeta futuros, ao invés de se debruçar sobre o passado. Agora ele abre suas portas para acidade que o acolheu e convida a todos para celebrar a trajetória, com entrada franca o dia todo. O exterior do museu já é uma atração em si mesma: projetada por Santiago Calatrava, ele impressiona pelas linhas arrojadas e futuristas.
O museu já foi visitado por mais de 8 milhões de pessoas e já não é mais possível imaginar o Rio de Janeiro sem este marco emblemático. “Esse marco é uma amostra do acolhimento genuíno que o Museu recebeu por parte dos brasileiros e dos tantos turistas estrangeiros que aportaram aqui. E muito nos orgulha o fato de sermos um museu popular, frequentado por pessoas de todas as classes sociais. Além disso, somos a primeira experiência museal de muita gente. Por isso, não poderíamos comemorar essa década sem incluir nossos visitantes, e para eles preparamos uma programação especial durante todo o ano de 2026“, antecipa o diretor do museu, Cristiano Vasconcelos.
– Continua Depois da Publicidade –
Exposição “Oceano – O Mundo é um Arquipélago”
Ao longo do ano, a exposição “Oceano – O Mundo é um Arquipélago“, convida à reflexão sobre a vida marinha, suas inteligências e seus futuros possíveis. A mostra propõe uma jornada sensorial pelas profundezas dos mares e inspira a imaginação para novos modos de relação entre sociedade e oceano. Além da intensa agenda cultural, o Museu também foi movimentado ao longo desses dez anos por mais de mil atividades públicas que alcançaram cerca de 50 mil participantes diretos. Paralelamente, consolidou sua vocação como espaço de discussões relevantes da atualidade. Ademais, recebe autoridades e personalidades de renome mundial.
Diálogo constante com os arredores e aventuras internacionais
Uma premissa do Museu é o diálogo constante com o território da Pequena África, onde se encontra. Por isso, desenvolve o Vizinhos do Amanhã. Este projeto se configura por uma série de ações, como o coral Uma Só Voz, formado pela população em situação de rua da região. Há ainda o Entre Museus, que leva estudantes matriculados nas escolas próximas para um passeio pelos museus do centro do Rio. Além dessas, será inaugurada outra iniciativa relacionada ao território. Será instalada uma obra de arte em forma de banco de praça, composta por azulejos produzidos por alunos das escolas públicas da região.
E do chão da Pequena África, o Museu partiu para voos internacionais. O caráter disruptivo o tornou uma referência mundial. Assim, ele inspira outros museus e institutos de ciência e cultura ao redor do Planeta. Hoje, é parte fundamental do FORMS (Futures-Oriented Museum Synergies), uma rede global de museus orientados para o futuro dentro da qual articula parcerias e trocas de experiências culturais, acadêmicas, e artísticas. Entre os membros do grupo, estão o museu Futurium, de Berlim, e o Museum Of The Future, de Dubai – ambos fundados após 2015.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações sobre o Oceano – O Mundo é um Arquipélago
Local: Museu do Amanhã, Praça Mauá, 01, Saúde
Data de abertura: 17 de dezembro de 2025
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca




