A Exposição Modelo Vivo, idealizada pelos artistas Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr., mostra realidades sociais pouco discutidas.
Idealizada pelos artistas Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr. e com curadoria de João Paulo Ovídio, a mostra provoca questionamentos sobre a invisibilidade das funções de base nos espaços culturais e o papel transformador da educação nas artes. A iniciativa amplia a visibilidade da produção artística emergente carioca, valoriza contextos periféricos e realidades sociais pouco discutidas nos museus e galerias. A produção é da Atelier Produtora e da Amador Projetos.
A exposição, mistura instalação e performance, mas consiste nos artistas trajados como seguranças patrimoniais. Eles desempenham simultaneamente suas funções de vigilância e, ao mesmo tempo, o papel de modelos vivos. O espaço expositivo é transformado em um ateliê de arte completo com cavaletes, bancos e materiais de desenho à disposição do público. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de participar de aulas de desenho, produzindo obras que poderão permanecer dentro da mostra. todos podem desenhar, aprender e debater questões fundamentais, como os modelos de representação na arte e as relações sociais que sustentam o funcionamento das instituições culturais.
O público também participa da exposição
Os seguranças também ganham uma dupla função: ora performam cuidando das obras expostas, como também servem de modelos vivos para o público. Por fim, o próprio público, que costuma ser um mero observador, também ganha protagonismo nesta exposição. Este passa a ser responsável pela criação dos desenhos que serão expostos nas paredes da galeria ao longo da temporada do projeto.
“A exposição desafia a representação clássica do modelo vivo, deslocando o foco para os trabalhadores que sustentam as instituições culturais. Em um campo historicamente dominado por figuras idealizadas de matriz ocidental europeia, a performance valoriza o protagonismo dos seguranças patrimoniais, promovendo um debate crítico sobre questões de classe, raça e representatividade na história da arte”, declaram Amador e Jr.
Informações Exposição Modelo Vivo
Local: Sesc Niterói • Rua Padre Anchieta – 56
Abertura: 22 de Março – 14:00 h
Data: Até 21 de Junho • Terça a Sábado – 10:00 h às 17:00 h
Classificação: Livre
Mais Informações: Clique Aqui