Projeto Estude o Funk transforma o MAM Rio em espaço de celebração, formação e potência da cultura funk carioca.
O Projeto Estude o Funk, convidado especial do MAM Rio, transforma o museu em espaço de vivência, formação e celebração de uma das expressões culturais mais potentes da Cidade Maravilhosa. Ao longo da tarde, o público é convidado a participar de aulas, performances, discotecagens e de um show coletivo. Ele reúne MCs, dançarinos e artistas do movimento. Além disso, a programação conta com a presença da feira gastronômica Junta Local. Ela ocupa os jardins do museu durante todo o evento.
– Continua Depois da Publicidade –
Articulação entre dança, música, pensamento e corpo
O Estude o Funk parte de uma plataforma de pesquisa, difusão e valorização do estilo como movimento. Para tanto, articula dança, música, pensamento e corpo como campos de conhecimento e reúne artistas e educadores atuantes diretamente na cena. A ocupação no MAM reafirma o museu como espaço aberto às culturas urbanas e às práticas artísticas que emergem dos territórios da cidade.
– Continua Depois da Publicidade –
Confira a programação completa
14h: DJ Funk In Rio
Para abrir o evento, uma discotecagem apresenta uma seleção de músicas com a cara do Rio de Janeiro.
14h: Aula Natureza, saúde e bem-estar, com Emerson Facão
A filosofia nos ajuda a enxergar esses temas como experiências vividas na prática: o cuidado com o corpo e a mente, nossa relação com o ambiente e a busca por sentido e equilíbrio, guiada por uma ética em sintonia com a natureza. Emerson Facão é poeta, músico, educador, pesquisador e professor de filosofia.
14h30: Aula de rebolado, com Helle
Uma experiência artística e corporal que une técnica, cultura e liberdade. Inspirada no funk carioca e na ancestralidade, é a lembrança que o corpo é território de arte, alegria e poder, promovendo autoestima, consciência corporal e empoderamento. Mais que aprender a dançar, a oficina proporciona formas de fortalecer identidades através da dança.
15h: Aula de passinho, Celly IDD e Laranjinha
Vivência autêntica do passinho carioca focada em fundamentos e bases rítmicas.
15h30: Aulão História do funk, com Taísa Machado
Oficina de dança que narra a história do funk, do Soul Music carioca aos dias atuais, destacando a diversidade de passinhos, coreografias atemporais e estilos. Uma experiência para pessoas de todas as idades que celebram a cultura funk carioca. Taísa Machado é atriz, dançarina, roteirista e curadora.
16h: DJ Anati
Discotecagem com DJ Anati, artista do #estudeofunk.
16h25: Performance de dança Gominho, com Laranjinha
Uma performance em processo, um corpo-pesquisa que lida com a realidade das comunidades do Rio de Janeiro. A performance traz o passinho como expressão de um corpo periférico dançante. No palco, o intérprete Laranjinha convoca suas próprias memórias.
16h30: Show #estudeofunk
O show #estudeofunk reúne MCs, dançarinos e artistas da cena para celebrar a potência do funk carioca em uma apresentação vibrante e coletiva. No palco, os MCs Lizzie, Oly, Dimy, Tierri, Letinzz, Moreno do Brooklyn, P0cket, Ayla, Tábatha Aquino e Beatriz Pimenta conduzem a energia do público com performances. A dança ganha destaque com Helle, Laranjinha, Aurora e Mariluz, que exploram ritmos, passinhos e expressões corporais.
17h45: DJ Seduty
Para fechar o dia, uma discotecagem com DJ Seduty, um dos principais nomes da cultura do passinho.
12h – 19h: Feira Junta Local
Nos jardins do MAM Rio, a feira reúne produtores locais, cozinheiras e empreendedores da cidade. Uma oportunidade para comer bem e fortalecer a economia independente.
Informações sobre o Estude o Funk
Local: MAM Rio, Av. Infante Dom Henrique, 95, Aterro do Flamengo
Data e Horário: 17/01/2026, de 12h às 19h
Entrada Franca




