“Quem conta as histórias? Literatura, poder e lugar de fala” é a palestra que a BibliON promove com Djamila Ribeiro.
Quem tem o direito de contar as histórias? Quais narrativas são legitimadas como parte do cânone literário brasileiro? E qual o papel das bibliotecas na valorização de vozes historicamente silenciadas? São as questões no centro da palestra que a BibliON, biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo promoverá com a filósofa Djamila Ribeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no dia 20 de maio.
Djamila é uma das principais vozes do debate sobre feminismo negro e justiça social no País. Ela parte de sua obra e experiência para discutir como o conceito de lugar de fala pode ser uma ferramenta crítica para repensar o mercado editorial, o acesso à leitura e à formação do cânone literário no Brasil. Mais do que uma abordagem acadêmica, a proposta é promover uma conversa ampla, acessível e transformadora, em que os desafios e as possibilidades de uma literatura representativa da pluralidade do País serão pensados.
– Continua Depois da Publicidade –
Sobre Djamila Ribeiro
Escritora, ativista e coordenadora da coleção Feminismos Plurais, autora dos livros Lugar de fala (2017), Quem tem medo do feminismo negro? (2018), Pequeno manual antirracista (2019) e Cartas para minha avó (2021), obras que somam mais de um milhão de exemplares vendidos. Professora universitária, já lecionou em instituições como a PUC/SP e Universidade de Nova Iorque.
Sobre a BibliON
A BibliON é a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão da SP Leituras. Oferece mais de 20 mil títulos digitais e uma ampla programação cultural, com podcasts, clubes de leitura, cursos e formações. O serviço pode ser acessado via site (www.biblion.org.br) ou aplicativo gratuito disponível no Google Play e Apple Store.
Informações Palestra Djamila Ribeiro
Local: YouTube
Data: 20 de Maio – 15:00 h às 16:30 h
Inscrições: Clique Aqui