logo embreve

André Griffo conversa sobre a exposição Alto Barroco no Paço Imperial

Quando:
12/07 - 15:00 h   a   h
-
Local:
Paço Imperial - Praça XV
Exposição sobre o Barroco Contemporâneo e conversa com o artista

André Griffo, Juliana Gontijo e Christina Vital estarão na Sala dos Archeiros do Paço Imperial para conversar com o público sobre essa importante exposição.

A exposição está dividida por temas, relacionando obras produzidas em diferentes épocas da trajetória do artista. “Back do Olympia (2017), “Sala dos Provedores” (2018), “O Vendedor de Miniaturas“(2021) e “Instruções Para Administração de Fazendas 2” (2018) são os trabalhos apresentados. Além desses, duas pinturas produzidas especialmente para a exposição e outras de coleções particulares, ainda inéditas.

Griffo é muito conhecido pelas pinturas em grandes dimensões, por isso, a ideia foi também trazer outros suportes, técnicas e materialidades, com os quais ele trabalha, que talvez sejam menos conhecidas ou menos referenciadas. Não se trata de uma exposição de pintura tradicional“, afirma Juliana Gontijo, a curadora.

O excesso como estratégia discursiva

A pintura de André Griffo articula crítica e reverência, numa linguagem barroca que reivindica o excesso como estratégia do discurso imagético. Por meio de suas pinturas, o artista faz uma contundente crítica social, na qual aborda questões de poder, religião, questões raciais e políticas. “O tema central do meu trabalho é a religião e como ela vem sendo usada como uma ferramenta de controle desde o Brasil colonial até a união das milícias com algumas igrejas evangélicas para dominar áreas na cidade“, conta o artista.

Griffo parte de um profundo trabalho de pesquisa para criar as obras. Por isso, vai aos locais retratados, vê pessoalmente as pinturas usadas como referência e estuda os personagens. Sobre o título da exposição “Alto Barroco”: “vem de uma constatação do excesso, do lugar e função do ornamento, pensando o Barroco na contemporaneidade. O barroco é o excesso, a saturação, mas também a confusão dos limites; é simultaneamente a dominação e a resistência. A gente joga com essa ambiguidade.” explica a curadora.

Informações

Conversa sobre a exposição Alto Barroco
Data e horário: 12/07/2025, às 15h
Local: Paço Imperial, Sala dos Archeiros – Praça XV de novembro – Centro – Rio de Janeiro
Entrada franca

Exposição Alto Barroco
Data e horários: Até dia 10/08/2025, de terças a domingos e feriados, de 12 às 18h
Local: Paço Imperial, Praça XV de novembro
Entrada franca

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Eventos
Mais eventos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.