André Griffo, Juliana Gontijo e Christina Vital estarão na Sala dos Archeiros do Paço Imperial para conversar com o público sobre essa importante exposição.
A exposição está dividida por temas, relacionando obras produzidas em diferentes épocas da trajetória do artista. “Back do Olympia (2017), “Sala dos Provedores” (2018), “O Vendedor de Miniaturas“(2021) e “Instruções Para Administração de Fazendas 2” (2018) são os trabalhos apresentados. Além desses, duas pinturas produzidas especialmente para a exposição e outras de coleções particulares, ainda inéditas.
“Griffo é muito conhecido pelas pinturas em grandes dimensões, por isso, a ideia foi também trazer outros suportes, técnicas e materialidades, com os quais ele trabalha, que talvez sejam menos conhecidas ou menos referenciadas. Não se trata de uma exposição de pintura tradicional“, afirma Juliana Gontijo, a curadora.
– Continua Depois da Publicidade –
O excesso como estratégia discursiva
A pintura de André Griffo articula crítica e reverência, numa linguagem barroca que reivindica o excesso como estratégia do discurso imagético. Por meio de suas pinturas, o artista faz uma contundente crítica social, na qual aborda questões de poder, religião, questões raciais e políticas. “O tema central do meu trabalho é a religião e como ela vem sendo usada como uma ferramenta de controle desde o Brasil colonial até a união das milícias com algumas igrejas evangélicas para dominar áreas na cidade“, conta o artista.
Griffo parte de um profundo trabalho de pesquisa para criar as obras. Por isso, vai aos locais retratados, vê pessoalmente as pinturas usadas como referência e estuda os personagens. Sobre o título da exposição “Alto Barroco”: “vem de uma constatação do excesso, do lugar e função do ornamento, pensando o Barroco na contemporaneidade. O barroco é o excesso, a saturação, mas também a confusão dos limites; é simultaneamente a dominação e a resistência. A gente joga com essa ambiguidade.” explica a curadora.
Informações
Conversa sobre a exposição Alto Barroco
Data e horário: 12/07/2025, às 15h
Local: Paço Imperial, Sala dos Archeiros – Praça XV de novembro – Centro – Rio de Janeiro
Entrada franca
Exposição Alto Barroco
Data e horários: Até dia 10/08/2025, de terças a domingos e feriados, de 12 às 18h
Local: Paço Imperial, Praça XV de novembro
Entrada franca