A CAIXA Cultural Rio de Janeiro preparou uma programação educativa especial para o mês de setembro, com opções para todas as idades.
Em comemoração aos 45 anos da CAIXA Cultural, celebrado no dia 12 de agosto, a exposição A Gente faz essa história homenageia a instituição. Os visitantes construirão um mural de memórias que integrará a ocupação. Além disso, a celebração conta com atividades arte-educativas estimulantes da interação de forma sensorial, criativa, perceptiva e artística. Todas as atividades do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas pelo site.
Haverá também uma edição do Clube do Livro – Vozes do Centro. Nesta temporada, a proposta é a leitura e discussão da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado. Para tanto, a atividade convidará o público para uma experiência coletiva e sensível, com reflexões sobre linguagem literária, contexto histórico e temas como desigualdade social. Os presentes discutirão sobre religiosidade afro-brasileira, memória e resistência.
– Continua Depois da Publicidade –
Atividades para diversas faixas etárias na Caixa Cultural
A atividade Pequenos Arteiros – Cartas aos Ancestrais: Quem Mora no Orun? convida o público infantil para a leitura do livro Omo-Obá: Histórias de Princesas e Príncipes. Ela apresenta mitos da cultura Yorubá e os conceitos de Aiyê (mundo material) e Orun (mundo espiritual). Depois da leitura e da roda de conversa, as crianças serão convidadas a escrever ou desenhar uma carta para alguém especial. Para isso, utilizarão papéis semente como forma simbólica de afeto e conexão com a ancestralidade.
Haverá ainda uma edição do Entre Educativos, um diálogo com a mostra O Cinema de Nicolas Philibert, e a partir do filme Ser e Ter. Esta atividade convida profissionais da educação museal a refletirem sobre o gesto educativo como presença. Além disso, também convida a considerar a escuta como prática pedagógica e transformadora.
Atividades relacionadas à 19ª Primavera dos Museus
Como parte dessa programação, a atividade Tangram da Memória e do Clima convida para uma experiência educativa, artística e colaborativa, unindo memória cultural e consciência ambiental. A ludicidade do Tangram (quebra-cabeça geométrico chinês formado por sete peças) e a mediação com obras do acervo são o meio para a reflexão sobre temas urgentes. Esses temas são o racismo ambiental, queimadas, enchentes e desertificação.
Informações e programação Caixa Cultural
Local: CAIXA Cultural Rio – Centro
Clube do Livro – Vozes do Centro
Data: 24 de Setembro – 18:00 h às 19:30 h
Entre Educativos
Data: 25 de Setembro – 17:00 h às 19:00 h
Pequenos Arteiros – Cartas aos Ancestrais: Quem Mora no Orun?
Data: 27 de Setembro – 14:00 h às 15:30 h
Tangram da Memória e do Clima
Data: 26 e 27 de Setembro – 16:00 h às 17:30 h
Inscrições Gratuitas: Clique Aqui




