A artista Beth Ferrante vai expor pinturas com autorretratos de artistas mulheres, todas emblemáticas à história da arte no Ocidente, América Latina, Leste Europeu, Oriente Médio e Brasil.
A exposição individual da artista Beth Ferrante, com curadoria de Denise Araripe, traz retratos e autorretratos de artistas mulheres, todas emblemáticas à história da arte. Trata-se de uma contraofensiva à misoginia da história oficial da arte, enquanto forma aguda da história da cultura. Esta história, marcada por programática supressão e apagamento das contribuições femininas.
Em pequenos e médios formatos, os retratos reunidos sugerem certa inconclusão antipreciosista, entregam bustos frontais, de escala direta, sob relação aproximada com o sujeito da eperiência. Não obstante, o contexto adverso envolve as biografias em jogo, Há nessas representações de autorrepresentações a explicita ação de Ferrante de apresentar subjetividades alheias.
– Continua Depois da Publicidade –
“O pressuposto é um enfrentamento e um revisionismo crítico que exceda o caráter elogioso da citação – uma das chaves da apropriação características da pós-Modernidade. Daí a ideia de assumir flagrantes desvios das obras-referências, em lugar de mimetizá-las. Destaco o aparecimento dos textos feministas atuais em retratos das impressionistas Eva Gonzalès e Berthe Morisot, a presença da cor conceitual e antinaturalista no isolado ‘Djanira’, do azulado tabagismo ‘anti-status quo’ e os fragmentos de falas conscientes da cineasta argentina Maria Luiza Bemberg, da artista visual guatemalteca Margarita Azurdia, da multidisciplinar mexicana Maria Eugênia Chellet e da mineira Teresinha Soares, pioneira da performance e do debate de gênero. Todas elas integrantes de movimentos por direitos civis das mulheres, reivindicando igualdade política, social e jurídica”, diz Beth Ferrante.
Informações Exposição individual de Beth Ferrante
Local: Galeria Candido Mendes – Ipanema
Curadoria: Denise Araripe
Abertura: 6 de Agosto – 17:00 h às 21:00 h
Data: Até 28 de Agosto • Segunda a Sexta – 14:00 h às 19:00 h • Sábado – 14:00 h às 18:00 h
Entrada Franca