logo embreve

Não Sou Teus Olhos: exposição de Beth Ferrante critica a misoginia

Quando:
15/07 - 09:00 h   a   h
-
Local:
MAM Rio
Um Programação Cultural Extensa

A artista Beth Ferrante vai expor pinturas com autorretratos de artistas mulheres, todas emblemáticas à história da arte no Ocidente, América Latina, Leste Europeu, Oriente Médio e Brasil.

A exposição individual da artista Beth Ferrante, com curadoria de Denise Araripe, traz retratos e autorretratos de artistas mulheres, todas emblemáticas à história da arte. Trata-se de uma contraofensiva à misoginia da história oficial da arte, enquanto forma aguda da história da cultura. Esta história, marcada por programática supressão e apagamento das contribuições femininas.

Em pequenos e médios formatos, os retratos reunidos sugerem certa inconclusão antipreciosista, entregam bustos frontais, de escala direta, sob relação aproximada com o sujeito da eperiência. Não obstante, o contexto adverso envolve as biografias em jogo, Há nessas representações de autorrepresentações a explicita ação de Ferrante de apresentar subjetividades alheias.

O pressuposto é um enfrentamento e um revisionismo crítico que exceda o caráter elogioso da citação – uma das chaves da apropriação características da pós-Modernidade. Daí a ideia de assumir flagrantes desvios das obras-referências, em lugar de mimetizá-las. Destaco o aparecimento dos textos feministas atuais em retratos das impressionistas Eva Gonzalès e Berthe Morisot, a presença da cor conceitual e antinaturalista no isolado ‘Djanira’, do azulado tabagismo ‘anti-status quo’ e os fragmentos de falas conscientes da cineasta argentina Maria Luiza Bemberg, da artista visual guatemalteca Margarita Azurdia, da multidisciplinar mexicana Maria Eugênia Chellet e da mineira Teresinha Soares, pioneira da performance e do debate de gênero. Todas elas integrantes de movimentos por direitos civis das mulheres, reivindicando igualdade política, social e jurídica”, diz Beth Ferrante.

Informações Exposição individual de Beth Ferrante

Local: Galeria Candido Mendes – Ipanema
Curadoria: Denise Araripe
Abertura: 6 de Agosto – 17:00 h às 21:00 h
Data: Até 28 de Agosto • Segunda a Sexta – 14:00 h às 19:00 h • Sábado – 14:00 h às 18:00 h
Entrada Franca

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Eventos
Mais eventos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.