Dando continuidade e complementando a exposição do Paço Imperial, inaugurada em junho, o artista abre A Escolha do Artista, agora em Copacabana.
O grande João Cabral de Melo Neto é o autor do texto da parede da exposição, “Lição de Pintura”. O texto aponta a maneira de Aquila pensar a própria arte. “Quadro nenhum está acabado, disse certo pintor; se pode sem fim continuá-lo, primeiro ao além de outro quadro que, feito a partir de tal forma, tem na tela oculta, uma porta que dá a um corredor que leva a outra e a muitas outras” pode ser uma metáfora para a constante busca do artista.
– Continua Depois da Publicidade –
Entre Petrópolis e Botafogo
Aquila vem se dividindo entre a serra de Petrópolis e o novo ateliê, na Praia de Botafogo. A mudança de ares reiterou sua fonte de inspiração. “Desde que eu retomo a pintura de uma maneira mais gestual e espontânea, no final dos anos 70, a minha grande influência é o Rio. A forma orgânica das montanhas, a própria arquitetura, a maneira como se circula pela cidade… o simples fato de caminharmos sobre calçadas de Roberto Burle Marx, que considero o maior artista brasileiro. Todo esse movimento e formas cariocas influenciam demais o meu trabalho, mas não de uma forma realista. O Rio mexe com a minha ‘inner scape’, a minha paisagem interior”. revela o artista.
Informações A Escolha do Artista – individual de Luiz Aquila
Local: Galeria Patrícia Costa – Av. Atlântica, 4420 – lojas 224 e 225 – Copacabana
Data: De 10/07 a 09/08, de segunda a sexta, das 11h às 19h, aos sábados, das 11h às 17h
Classificação livre
Entrada franca