Casa Proeza inaugura Sonhos Cruzados, exposição com obras dos fotógrafos Betina Samaia e Claudio Edinger, na abertura do Projeto Radar Proeza.
Sonhos Cruzados é uma exposição com obras dos fotógrafos Betina Samaia e Claudio Edinger. Ana Fortes e Rogério Reis são os curadores da mostra que abre o Projeto Radar Proeza. A iniciativa busca aproximar fotógrafos, artistas e designers paulistanos do circuito cultural carioca. A mostra apresenta um diálogo nascido da convivência afetiva dos fotógrafos com o Rio de Janeiro. Edinger é um carioca radicado em São Paulo há décadas e revisita a cidade a partir de suas paisagens aéreas.
Essas paisagens são fruto de uma pesquisa recente. Ele desloca para o céu o rigor da investigação sobre o comportamento humano e a arquitetura urbana. Já Samaia é paulistana e psicóloga de formação. Ela se aproxima do território carioca por meio de composições noturnas, ligadas a uma pesquisa atravessada pelo inconsciente, pelas memórias e pelo processo intuitivo de criação.
– Continua Depois da Publicidade –
Atmosfera surrealista, utópica e onírica
De acordo com Rogério Reis, “Betina nos impulsiona para uma atmosfera surrealista, um lugar utópico, inusitado e onírico. Sua pesquisa nos conecta com o etéreo. Lá, a ‘fonte de luz’, assim como a predominância da cor azul, são elementos de destaque“.
Já sobre Edinger, o curador observa: “munido de um simples flash Vivitar, Cláudio se consolidou como um dos melhores retratistas do campo editorial, com técnicas de foco seletivo e iluminações inusitadas. Isto amplia sua investigação para paisagens aéreas, realizadas com seus inseparáveis drones.“
Sonhos Cruzados acontece no Distrito Criativo do Centro do Rio, área em plena revitalização cultural, marcada pela abertura de novos espaços expositivos e por iniciativas que ampliam e diversificam o circuito artístico carioca.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Sonhos Cruzados
Local: Casa Proeza • Rua do Ouvidor – Centro
Data: 6 de Dezembro a 7 de Fevereiro • Terça a Sexta – 11:00 h às 18:00 h • Sábado – 11:00 h às 15:00 h
Curadoria: Ana Fortes e Rogério Reis
Classificação Indicativa: Livre
Ingresso: Entrada Franca




