logo embreve

Exposição Reverbere acontece no Centro Cultural Futuros

Quando:
09/08 - 11:00 h   a   28/08 - 11:00 h
-
Local:
Centro Cultural Futuros
Reverbere: Exposição Reflete Sobre Contemporaneidades, Passados e Futuros

Reverbere é um convite à reflexão, às memórias do passado, do presente e a novos futuros, por meio da exposição de obras de arte.

Gabriela Maciel é a curadora da exposição que reúne 16 obras, das quais, 6 inéditas. São esculturas, pinturas, fotografias, obras digitais, vídeos e instalações. Os 12 expositores exploram temas como humanidades, ciências, ecologia, tecnologia e espiritualidade.

Para tanto, são reunidas obras de Anna Costa e Silva, Cabelo, Darks Miranda, Fabian Albertini & Juliana Curvellano, Jerônimo de Moraes, José Kós, Mariana Destro, Olav Alexander, Paula Pedrosa, Paulo Vivacqua, Roberta Lima e Thaís Iroko.

O processo de seleção das obras se deu a partir da composição de um panorama de artistas nacionais para a reverberação das pesquisas e produções. As obras são relatos, críticas e reivindicações culturais, sociais e ambientais. São conceitos, técnicas e estéticas que agem como ondas sonoras e se propagam em amplitude e profundidade, reverberando memórias do passado, vivenciando o presente e projetando novos futuros”, afirma Gabriela Maciel.

Piscinão de Ramos é espaço de resistência e valoriza a ocupação afetiva do espaço

Entre as principais atrações da mostra, está o ensaio fotográfico inédito “Riviera Roquette Pinto”, de Jerônimo de Moraes. Ele homenageia o Piscinão de Ramos, espaço que oferece uma experiência coletiva moldada por resistência, improviso e direito à ocupação afetiva do espaço. O lugar é longe do glamour das praias da Zona Sul. Para esse objetivo, estão presentes retratos e detalhes ambientais, imagens que revelam corpos em celebração, mergulhos que são atos de liberdade. Tudo isso está presente no litoral reinventado pelas mãos do povo.

Outro destaque é o vídeo “incorporação da Água, de Roberta Lima. Motivada pelo desejo de discutir mudanças culturais por meio de mudanças em estados físicos da água como metáfora para a resistência e resiliência. Por isso, esta obra faz referência à busca por processos emancipatórios, colocando em debate o aspecto ambiental do feminismo na vida cotidiana e na arte. Assim, por meio da performance, do vídeo, do corpo e de elementos da natureza, a artista ressalta a importância da água e a função desse elemento nas comunidades. Mas não é só, há ainda diversos artistas e obras refletindo sobre o tema.

Ficha Técnica Exposição Reverbere

Artistas: Anna Costa e Silva, Cabelo, Darks Miranda, Fabian Albertini & Juliana Curvellano, Jerônimo de Moraes, José Kós, Mariana Destro, Olav Alexander, Paula Pedrosa, Paulo Vivacqua, Roberta Lima, Thaís Iroko.
Curadoria: Gabriela Maciel
Produção: Tech Art Lab
Montagem: Hugo Bernabe e Rodrigo Leitão
Iluminação: Rodrigo Leitão
Agradecimentos: Boca do Trombone

Informações Exposição Reverbere

Local: Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 3
Data: 09 a 28 de Agosto • Quarta a Domingo – 11:00 h às 20:00 h
Entrada Franca

Equipe de Redação

Video

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE