logo embreve

Exposição Reverbere acontece no Centro Cultural Futuros

Quando:
09/08 - 11:00 h   a   28/08 - 11:00 h
-
Local:
Centro Cultural Futuros
Reverbere: Exposição Reflete Sobre Contemporaneidades, Passados e Futuros

Reverbere é um convite à reflexão, às memórias do passado, do presente e a novos futuros, por meio da exposição de obras de arte.

Gabriela Maciel é a curadora da exposição que reúne 16 obras, das quais, 6 inéditas. São esculturas, pinturas, fotografias, obras digitais, vídeos e instalações. Os 12 expositores exploram temas como humanidades, ciências, ecologia, tecnologia e espiritualidade.

Para tanto, são reunidas obras de Anna Costa e Silva, Cabelo, Darks Miranda, Fabian Albertini & Juliana Curvellano, Jerônimo de Moraes, José Kós, Mariana Destro, Olav Alexander, Paula Pedrosa, Paulo Vivacqua, Roberta Lima e Thaís Iroko.

O processo de seleção das obras se deu a partir da composição de um panorama de artistas nacionais para a reverberação das pesquisas e produções. As obras são relatos, críticas e reivindicações culturais, sociais e ambientais. São conceitos, técnicas e estéticas que agem como ondas sonoras e se propagam em amplitude e profundidade, reverberando memórias do passado, vivenciando o presente e projetando novos futuros”, afirma Gabriela Maciel.

Piscinão de Ramos é espaço de resistência e valoriza a ocupação afetiva do espaço

Entre as principais atrações da mostra, está o ensaio fotográfico inédito “Riviera Roquette Pinto”, de Jerônimo de Moraes. Ele homenageia o Piscinão de Ramos, espaço que oferece uma experiência coletiva moldada por resistência, improviso e direito à ocupação afetiva do espaço. O lugar é longe do glamour das praias da Zona Sul. Para esse objetivo, estão presentes retratos e detalhes ambientais, imagens que revelam corpos em celebração, mergulhos que são atos de liberdade. Tudo isso está presente no litoral reinventado pelas mãos do povo.

Outro destaque é o vídeo “incorporação da Água, de Roberta Lima. Motivada pelo desejo de discutir mudanças culturais por meio de mudanças em estados físicos da água como metáfora para a resistência e resiliência. Por isso, esta obra faz referência à busca por processos emancipatórios, colocando em debate o aspecto ambiental do feminismo na vida cotidiana e na arte. Assim, por meio da performance, do vídeo, do corpo e de elementos da natureza, a artista ressalta a importância da água e a função desse elemento nas comunidades. Mas não é só, há ainda diversos artistas e obras refletindo sobre o tema.

Ficha Técnica Exposição Reverbere

Artistas: Anna Costa e Silva, Cabelo, Darks Miranda, Fabian Albertini & Juliana Curvellano, Jerônimo de Moraes, José Kós, Mariana Destro, Olav Alexander, Paula Pedrosa, Paulo Vivacqua, Roberta Lima, Thaís Iroko.
Curadoria: Gabriela Maciel
Produção: Tech Art Lab
Montagem: Hugo Bernabe e Rodrigo Leitão
Iluminação: Rodrigo Leitão
Agradecimentos: Boca do Trombone

Informações Exposição Reverbere

Local: Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 3
Data: 09 a 28 de Agosto • Quarta a Domingo – 11:00 h às 20:00 h
Entrada Franca

Equipe de Redação

Video

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Cultura
Mais cultura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.