Primeiros artistas do carnaval a vencerem o PIPA, Gabriel Haddad e Leonardo Bora apresentarão a instalação inédita Rebordar.
A mostra reúne os vencedores da 16ª edição do PIPA e acontece no Paço Imperial. Além de Bora e Haddad, ainda haverá obras dos demais vencedores do prêmio. São eles: André Hygino, Darks Miranda e Flávia Ventura. Na sequência, o público tem uma roda de conversa com os artistas premiados.
A obra dos artistas tem 12 quilômetros de fios de malha, cordas, cordões, cabos de luz e tubos plásticos. Tudo isso para costurar desde um globo de ferro ao manto carnavalesco. A instalação Rebordar de Bora de Haddad, também utiliza materiais como rendas, pastilhas, galões, franjas, espelhos, paetês, botões, fuxicos e placas de acetato.
– Continua Depois da Publicidade –
Rebordar sintetiza vivências, memórias e materialidade carnavalesca
Os materiais acima, formam o dia a dia da composição dos carnavalescos. Eles são comumente utilizados na produção do “maior espetáculo da terra”. Os artistas também apresentarão um conjunto de desenhos de projetos de fantasias e carros alegóricos dos desfiles de 2018 a 2022. Por isso, a exposição sintetiza as experiências e memórias carnavalescas.
“A nossa estreia na Marquês de Sapucaí ocorreu em 2018, na Série Ouro, quando desenvolvemos para a Acadêmicos do Cubango o enredo ‘O Rei que Bordou o Mundo’. Uma celebração poética de Arthur Bispo do Rosário. O desfile era encerrado com uma interpretação carnavalizada do Manto da Apresentação, veste ritual e obra de arte que literalmente norteou todo o processo criativo, uma vez que o símbolo escolhido para o enredo foi a bússola-mandala bordada no Manto do Bispo. Por uma série de motivos, aquele desfile, materializado com poucos recursos, indicou os caminhos estéticos e narrativos dos enredos que viríamos a desenvolver nos anos seguintes.” relata Haddad.
Informações Exposição Rebordar
Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Data : Abertura 06 de Setembro • Terça a Domingo – 15:00 h às 19:00 h • Feriados – 12:00 h às 18:00 h
Exposição: Até 16 de Novembro




