Após o êxito da primeira edição, com Carlos Vergara, programa amplia o diálogo entre arte contemporânea, território, natureza e tecnologia.
O Projeto Maravilha apresenta a sua segunda edição com a inauguração de Typus Terra Incognita. É uma escultura de grande formato comissionada à artista carioca Anna Bella Geiger. Aos 92 anos, com 70 de carreira, a pioneira da videoarte no Brasil assina a nova intervenção no Bosque das Artes. Fabio Szwarcwal idealizou e Ulisses Carrilho é o curador do Projeto Maravilha. Ele propõe um diálogo entre arte, natureza e tecnologia. Para tanto, comissiona expoentes da arte brasileira para criarem obras em grande escala, no contexto da preservação ambiental.
– Continua Depois da Publicidade –
Novo ciclo: integração ao projeto “Maravilha – Ícones na Paisagem
A partir deste ano, o Projeto Maravilha integrará o recém-lançado “Maravilha – Ícones na Paisagem”. Ele prevê a instalação de obras de artistas renomados em diferentes espaços públicos do Rio de Janeiro. A articulação entre os dois programas amplia o alcance do Maravilha. Além do Bosque das Artes, outros espaços contribuirão para a renovação da paisagem urbana no Rio de Janeiro, por meio de intervenções artísticas permanentes.
“O Projeto Maravilha nasceu da ontade de aproximar arte e paisagem, convidando artistas de relevância histórica a criarem obras que dialoguem com o território e com o imaginário do Rio“, afirma Szwarcwald. “A soma dos dois projetos viabiliza a presença de Anna Bella Geiger no Bosque das Artes e a instalação da obra de Carlos Vergara no Aterro do Flamengo. Isto reafirma a vocação do Município do Rio de Janeiro como espaço de contemplação, experimentação e valorização do artista brasileiro“, completa ele.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações sobre o Projeto Maravilha: Anna Bella Geiger
Local: Bosque das Artes, parque do Bondinho do Pão de Açúcar, av. Pasteur, 520, Urca
Data de abertura: 14 de janeiro de 2026
Ingressos para o Parque Bondinho: clique aqui




