O Palácio Gustavo Capanema volta a receber o público em visitas educativas gratuitas e as inscrições podem ser individuais ou em grupo.
As visitas acontecerão sempre às quintas e sextas-feiras, em horários determinados, e serão conduzidas por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU UFRJ), designados pelo Ministério da Cultura (MinC).
O anúncio do projeto aconteceu durante o Seminário Horizontes da Gestão Cultural: arranjos institucionais para a gestão compartilhada de equipamentos públicos de cultura. O secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, destacou a importância da retomada do espaço para a população.
“A partir do dia 7 de agosto, a gente passa a ter o Palácio Capanema, esse patrimônio cultural não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil e do mundo, aberto para visitação pública. Serão visitas guiadas organizadas pela Faculdade de Arquitetura da UFRJ”, afirmou Márcio.
Segundo ele, a ação representa uma política pública de valorização da arquitetura enquanto dimensão cultural.
O processo de mediação das visitas é coordenado por professores do Grupo do Laboratório de Narrativas em Arquitetura (Laba), da FAU, que têm experiência consolidada com visitas comentadas em disciplinas de graduação.
“Os estudantes estão inscritos em um projeto de extensão da direção da FAU com essa finalidade”, destaca o diretor da FAU, Guilherme Lassance. E completa: “a parceria surgiu por meio de um contato do MinC com a prefeitura do Rio, que nos indicou como órgão competente para essa ação cultural, dada a nossa atuação com parcerias culturais junto à instância municipal“.
– Continua Depois da Publicidade –
Visitas ao Palácio Capanema
As visitas, acompanhadas em português e, em horários específicos, também em inglês, acontecem nas quintas às 11:30 h e sextas às 15:30 h. Os horários disponíveis são: 9:00 h, 11:30 h, 14:00 h e 15:30 h. O agendamento precisa acontecer com pelo menos 24 horas de antecedência.
Grupos escolares ou específicos (nível básico e superior), com máximo de 18 pessoas, devem solicitar a visitação por meio de formulário diferenciado.
Lassance reforça o simbolismo do edifício: “Esse edifício é um ícone do papel que a arquitetura pública pode e deve ter na construção coletiva da nação. Representa o desejo de emancipação cultural e uma demonstração concreta da nossa capacidade de realização e inovação tecnológica. São valores que precisam ser resgatados — não com nostalgia, mas como uma mensagem de protagonismo e relevância para a formação dos futuros arquitetos”.
Sobre o Palácio Capanema
Construído entre 1937 e 1945 para sediar o então Ministério da Educação e Saúde Pública, o edifício tem projeto de Lucio Costa, com colaboração de nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcelos e consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier. Com 16 pavimentos, o prédio é considerado um marco da arquitetura mundial e do patrimônio cultural brasileiro. Em 1948, foi inscrito no Livro do Tombo das Belas Artes.
Além de sua importância arquitetônica, o Palácio abriga obras de arte de grandes nomes como Cândido Portinari, Burle Marx e Bruno Giorgi. O edifício também tem forte relevância simbólica na história recente da cultura brasileira, sendo palco de manifestações como o Ocupa MinC, em 2016, contra a extinção do Ministério da Cultura.
O Palácio Gustavo Capanema completa 80 anos e continua sendo um dos ícones da arquitetura moderna brasileira. Não deixe de visitá-lo!
Informações visita ao Palácio Gustavo Capanema
Local: Palácio Gustavo Capanema – Centro
Data: Quintas e Sextas – 9:00 h, 11:30 h, 14:00 h e 15:30 h
Ingresso: Entrada Gratuita