Mostra da produção de artistas contemporâneas brasileiras em atividade que trabalham com abstração na gravura.
A realização acontece por meio do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar. “Órbitas Abstratas” reúne obras de artistas de diferentes regiões, idades, estágios de carreira e atuantes com técnicas diversas dentro da gravura. “Temos contrastes regionais, geracionais, de fase de carreira, de técnicas, tando gravura experimental como gravura tradicional e de experimentação. Há artistas das 5 Regiões e de vários Estados do Brasil” conta Ana Clara Soler, a curadora. Segundo ela, a mostra contempla um estudo da abstração entre a forma e a mancha.
“Nesse recorte contemporâneo, a abstração se revela como uma vertente de pesquisa do artista. Quando falamos de manchas nesse conjunto de obras, devemos pensar em tudo aquilo que, na matriz da gravura, encontra seus contornos de forma livre, pelo gesto ou pela técnica. Já ao tratar da forma, nessas obras, há um pré-pensamento do artista de delimitar margens que ora se elaboram na geometria, ora de modos orgânicos“, explica ela.
– Continua Depois da Publicidade –
Inspirada no livro “Abstracionismo – Geométrico e Informal”
A mostra apresenta um rol interessante de artistas atuantes na abstração contemporânea a partir da linguagem comum da gravura. Teve como inspiração o liro de Anna Bella Geiger e Fernando Cochiarale, “Abstracionismo – Geométrico e Informal“. É parte do projeto da curadora de apresentação e mapeamento de gravuristas brasileiras contemporâneas.
– Continua Depois da Publicidade –
Mapeamento e construção de acervo com as mais importantes gravadoras do Brasil
Esta exposição surge como mais uma iniciativa do Sesc no sentido de mapear e construir um acervo com as mais importantes gravadoras do Brasil. Por isso, o acervo do Sesc reúne um número relevante de obras abstratas. Adriana Moreno, Ana Takenaka, Elaine Arruda, Helena Lopes, Kika Levy, Laila Terra e Renata Basile têm obras contempladas na mostra.
Informações sobre Órbitas Abstratas:
Local: Sesc Niterói
Datas e horários: de 1/11/2025 a 08/02/2026, de terça a sábado, das 10h às 17h
Curadoria: Ana Carla Soler
Artistas com obras expostas: Adriana Moreno, Ana Takenaka, Elaine Arruda, Helena Lopes, Kika Levy, Laila Terra e Renata Basile
Entrada franca




