logo embreve

Abapirá abre mostra de Débora Mazloum

Quando:
15/11 - 12:00 h   a   10/01 - 17:00 h
-
Local:
Espaço Abapirá
Instalações e obras magnéticas de Débora Mazloum

A Abapirá, espaço independente de arte localizado no Centro do Rio de Janeiro, abre “Iridum”, segunda exposição individual de Débora Mazloum.

A mostra parte de uma seleção de “cerâmicas paramagnéticas”, criadas a partir de misturas de argila, metais ferrosos e magnetita, queimadas a alta temperatura. As peças lembram tanto fragmentos de corpos celestes, meteoritos, como pedras preciosas ou rochas marinhas formadas ao longo de milênios. Com curadoria de Mariana Leme, as obras no espaço se organizam de forma constelar, inclusive com a presença física da força de atração magnética na instalação inédita “Iridium”, que dá nome à exposição.

As rochas imantadas em exposição na Abapirá resultam de uma pesquisa que Débora Mazloum vem realizando há dois anos, com cerâmica e materiais ferrosos, sendo o principal deles a magnetita, que possui propriedades magnéticas naturais. Sobre cada peça, que vai ao forno em alta temperatura, a artista transforma a cerâmica em um novo tipo de imã, um imã de um polo, o polo de atração.

Destaque para a instalação Iridium

As cerâmicas são esmaltadas em alta temperatura e passam por outro processo de esmaltação, com prata e madrepérola. Este processo confere um aspecto brilhante e perolado. O destaque da mostra é a instalação Iridium. Ela mede aproximadamente 4 x 2 metros e une cerâmica, tubos de cobre, imãs e placas de aço. Estes elementos estão equilibrados a partir de um jogo de forças entre as peças.

Também ocupam o espaço expositivo as séries Estudos Topográficos, Desenhos do Campo Magnético e Ultramundo. A exposição tem por título Irídium, elemento químico raro na Terra, mas comum em meteoritos. Uma fina camada do elemento cobre a crosta terrestre, supostamente em função do impacto de um asteroide cerca de 66 milhões de anos atrás. “Desse modo, apontando para a presença física das forças magnéticas e a um ‘avivamento’ da terra cozida, do ferro e de outros minerais da superfície terrestre e do cosmos. É como se as cerâmicas paramagnéticas passassem a carregar, elas também, um índice geológico do tempo ficcional. Estou, ali, lidando com esses muitos tempos desconhecidos.” diz a artista.

Informações sobre Iridium de Débora Mazloum:

Local: Espaço Abapirá, r. do Mercado, 45, Centro
Datas e horários: de 15/11/2025 a 10/01/2026, quartas a sábados, de 12h às 17h
Curadoria: Mariana Leme
Entrada franca

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Cultura
Mais cultura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.