logo embreve

Polo ItaliaNoRio recebe exposição de Mario Amura

Quando:
11/12 - 08:00 h   a   07/02 - 10:00 h
-
Local:
Polo Cultural ItaliaNoRio
O Vesúvio em Uma Festa de Luz Com Milhares de Fogos de Artifício

A arte de Mario Amura retrata um dos rituais coletivos mais emblemáticos e belos do Mediterrâneo: a noite de Réveillon em Nápoles.

O público apreciará o trabalho do fotógrafo Mario Amura no Polo ItaliaNoRio. São 20 obras fotográficas e um vídeo documentário de 18 minutos. O material exposto retrata um dos rituais mais emblemáticos e belos do Mediterrâneo: o Réveillon em Nápoles. As obras não descrevem, evocam nuvens, criaturas e constelações que emergem da escuridão. A exposição no Rio celebra tanto Nápoles quanto o diálogo entre ela e o Rio de Janeiro, cidades unidas pelas festas de fim de ano.

A arte de Amura combina perfeitamente com Réveillon de Copacabana e o seu show pirotécnico. Assim como Nápoles, o Rio reconhece o poder simbólico dos fogos: o mar, a música, a multidão, a catarse da noite. Dois povos distantes se mobilizam nessa noite em torno do mesmo gesto e transformam o medo em beleza.

Os fogos de artifício simbolizam um exorcismo e uma esperança

“Os napolitanos exorcizam o temor pela erupção do vulcão, fazendo explodir em luzes e cores todo o golfo de Nápoles”, afirma Mario Amura. “Todo dia 31 de dezembro, subo o Monte Faito com uma equipe de amigos para observar esse rito coletivo. Lá do alto, a cidade se transforma em um horizonte invertido, em uma paisagem cósmica onde os fogos se tornam pinceladas de pura emoção”.

A de Amura enaltece o imaginário iconográfico do Vesúvio, símbolo eterno de Nápoles. Enquanto nas pinturas a guache e nas obras-primas de Turner, Marlow, Volaire e Warhol o vulcão é colorido pela lava que o cobre, em Napoli Explosion, o Vesúvio surge como uma sombra silenciosa, submersa pela explosão dos fogos nas celebrações de Ano-Novo.

“Napoli Explosion’ é uma exposição em que a fotografia, a pintura e a arte pirotécnica convergem em um único e extraordinário evento. É o presente de Ano Novo que Mario Amura oferece à cidade de Nápoles”, diz Sylvain Bellenger, ex-diretor do Museu e Real Bosco di Capodimonte. 

“O aspecto de Napoli Explosion que mais impressiona é a sua ‘coralidade’”, observa o historiador de arte e professor Salvatore Settis, presidente do Comitê Científico do Louvre. 

Polo ItaliaNoRio recebe exposição de Mario Amura

Sobre Mario Amura 

Nascido em Nápoles, em 1973, Mario Amura começou no Centro Sperimentale di Cinematografia, onde frequentou as aulas do mestre Giuseppe Rotunno.

De 2000 a 2012, foi responsável pela direção de fotografia de várias obras cinematográficas apresentadas nos mais prestigiados festivais internacionais – Cannes, Berlim e Veneza. Em 2003, recebeu o Prêmio David di Donatello da Academia Italiana de Cinema pelo curta-metragem Racconto di Guerra, ambientado na Sarajevo sitiada de 1996.

Desde 2007, trabalha no projeto Fujenti, que se encontra em andamento.

Informações Exposição Mario Amura

Local: Polo Cultural ItaliaNoRio • Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro (RJ)
Data: 11 de dezembro a 7 de fevereiro • Segunda a Sexta – 8:00 h às 17:00 h • Sábado – 10:00 h às 17:00
Curadoria: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
Produção: Napex s.r.l. e Artepadilla
Classificação Indicativa: Livre
Ingresso: Entrada Franca

Equipe de Redação

Mídias Relacionadas
Galeria:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Cultura
Mais cultura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.