Exposição Luz Estelar Ecoando é inspirada nas incríveis imagens feitas pelo telescópio espacial James Webb, da NASA, e está em cartaz no Paço Imperial.
São 35 obras inéditas, produzidas em diferentes suportes, como fotografias, caixas de luz, vídeo e instrumentos ópticos variados. A sala de exposição está com a luz mais baixa, difusa, e, por isso, cria um ambiente escuro, contemplativo e estelar. Amanda fotografa o céu com uma Rolleiflex, máquina analógica, para realizar seus trabalhos. Depois de prontas, a artista faz interferências no filme slide com objetos pontiagudos, em geral compassos, desenhando planetas, estrelas e elementos cósmicos na superfície da película.
O resultado é surpreendente e o espectador precisa trabalhar a percepção para entender o que é real e o que é criação da artista. Essas imagens estão expostas de formas variadas, muitas delas em caixas de luz, com fotogramas em sequência e que criam uma narrativa. Três fotogramas foram impressos em tamanho 64 X 80 cm. Além disso, há um vídeo feito a partir de animações das obras da artista, levando o espectador a uma viagem pelo espaço.
– Continua Depois da Publicidade –
O slide como obra de arte
A prática artística de Amanda Coimbra sempre é baseada nos processos analógicos da fotografia. Antes, a artista realizava intervenções no fotograma e os imprimia. Agora, o próprio slide passa a ser a obra de arte. Outra novidade é que o céu diurno também recebe atenção da artista. Além disso, Amanda Coimbra começa a criar desenhos enquanto fotografa, aumentando a exposição e explorando novos elementos de luz.
Visita guiada
A exposição das fotografias de Amanda Coimbra tem curadoria de Natália Quinderé. Ambas realizam uma visita guiada gratuita no dia 5 de julho, a partir de 16:00 h, para apresentação dessa mostra de fotografias e desenhos do céu noturno e diurno. A exposição une arte, expressão fotográfica e astronomia. Imperdível.
As obras são inspiradas nas incríveis imagens feitas pelo telescópio espacial James Webb, da NASA. E 35 obras inéditas da exposição são produzidas em diferentes suportes, como fotografias, caixas de luz, vídeo e instrumentos ópticos variados. A sala expositiva está com uma luz mais baixa, difusa, criando um ambiente escuro, contemplativo e estelar.
Informações Exposição Luz Estelar Ecoando
Local: Paço Imperial – Praça XV
Visita Guiada: 5 de Julho – 16:00 h
Data da Exposição: Até 10 de Agosto
Ingresso: Entrada Franca