logo embreve

Paço Imperial recebe a Exposição Luz Estelar Ecoando

Local:
Paço Imperial - Praça XV
A Artista Desenha Elementos Cósmicos na Superfície da Película

Exposição Luz Estelar Ecoando é inspirada nas incríveis imagens feitas pelo telescópio espacial James Webb, da NASA, e está em cartaz no Paço Imperial.

São 35 obras inéditas, produzidas em diferentes suportes, como fotografias, caixas de luz, vídeo e instrumentos ópticos variados. A sala de exposição está com a luz mais baixa, difusa, e, por isso, cria um ambiente escuro, contemplativo e estelar. Amanda fotografa o céu com uma Rolleiflex, máquina analógica, para realizar seus trabalhos. Depois de prontas, a artista faz interferências no filme slide com objetos pontiagudos, em geral compassos, desenhando planetas, estrelas e elementos cósmicos na superfície da película.

O resultado é surpreendente e o espectador precisa trabalhar a percepção para entender o que é real e o que é criação da artista. Essas imagens estão expostas de formas variadas, muitas delas em caixas de luz, com fotogramas em sequência e que criam uma narrativa. Três fotogramas foram impressos em tamanho 64 X 80 cm. Além disso, há um vídeo feito a partir de animações das obras da artista, levando o espectador a uma viagem pelo espaço.

O slide como obra de arte

A prática artística de Amanda Coimbra sempre é baseada nos processos analógicos da fotografia. Antes, a artista realizava intervenções no fotograma e os imprimia. Agora, o próprio slide passa a ser a obra de arte. Outra novidade é que o céu diurno também recebe atenção da artista. Além disso, Amanda Coimbra começa a criar desenhos enquanto fotografa, aumentando a exposição e explorando novos elementos de luz.

Visita guiada

A exposição das fotografias de Amanda Coimbra tem curadoria de Natália Quinderé. Ambas realizam uma visita guiada gratuita no dia 5 de julho, a partir de 16:00 h, para apresentação dessa mostra de fotografias e desenhos do céu noturno e diurno. A exposição une arte, expressão fotográfica e astronomia. Imperdível.

As obras são inspiradas nas incríveis imagens feitas pelo telescópio espacial James Webb, da NASA. E 35 obras inéditas da exposição são produzidas em diferentes suportes, como fotografias, caixas de luz, vídeo e instrumentos ópticos variados. A sala expositiva está com uma luz mais baixa, difusa, criando um ambiente escuro, contemplativo e estelar. 

Informações Exposição Luz Estelar Ecoando

Local: Paço Imperial – Praça XV
Visita Guiada: 5 de Julho – 16:00 h
Data da Exposição: Até 10 de Agosto
Ingresso: Entrada Franca

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Cultura
Mais cultura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.