O universo das costuras, bordados, tramas e camadas de tecidos é o aspecto mais recorrente da exposição Labirinto Interior.
Reunindo obras emblemáticas e outras inéditas, a exposição propõe um mergulho no universo de Renato Dib. Labirinto Interior percorre as transformações e permanências que acompanharam a trajetória do artista, destacando como a matéria utilizada se converte em linguagem. Esse é ponto de partida para uma longa especulação sobre o corpo físico, social e psíquico presente nas obras do artista.
Vibrando entre o íntimo e o coletivo, seu trabalho convoca que se repense ao mesmo tempo a matéria que o mobiliza, em especial o campo têxtil. Além, é claro, de todas as analogias possíveis que estão presentes essa exposição, como gênero, sexualidade, desejo e repulsa, termos correntes do extenso léxico do artista. Tornando assim os tecidos, outrora utilizados para proteger e cobrir, suportes de um desvelamento do interior.
Baralhando também os papéis de gênero consagrados, Dib se aventura no universo da delicadeza: recolhe, coleciona e dá nova vida a tecidos finos e raros. Entre o plano e o escultórico, o artista busca compreender como aquilo que é utilizado para vestir e identificar, pode ser reutilizado para recriar o dentro, tanto o biológico (feito de vísceras e entranhas), quanto aquele psicológico e sentimental.
Aproveitando a ocasião, o artista também lançará um livro que explora um longo trabalho de colagens-pinturas. Labirinto de gabinetes, título de sua publicação que será lançada pela editora Afluente, traz um catálogo intitulado Interior Design Motifs of the 19th Century. Nele o artista traz a público uma outra investida em direção ao dentro: o universo dos interiores arquitetônicos se desdobra em entranhas e interioridades.
Informações exposição Labirinto Interior
Local: Galeria Contempo • Alameda Gabriel Monteiro da Silva – Jardim América
Abertura: 3 de Maio – 10:00 h às 16:00 h
Data: 5 a 17 de Maio • Segunda a Sexta – 10:00 h às 19:00 h • Sábado – 10:00 h às 16:00 h
Texto Crítico: Agnaldo Farias
Mais Informações: Clique Aqui