logo embreve

José Pedro Croft: reflexos, enclaves e desvios no CCBB/RJ

Quando:
24/09 - 09:30 h   a   17/11 - 20:00 h
-
Local:
CCBB RJ
Artista da Geração Que se Formou Logo Após a Revolução dos Cravos (1974)

Composta principalmente por gravuras e desenhos, mas também com esculturas e instalações, a mostra amplia o entendimento sobre o conjunto da obra.

Uma grande oportunidade para o público ter contato com a obra de José Pedro Croft. O artista já realizou individuais no Pavilhão Português da 57ª Bienal de Veneza, na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, na Capela do Morumbi, no Paço Imperial e no MAM Rio, dentre muitas outras. Na rotunda, haverá uma instalação inédita. Esta instalação foi criada especialmente para a mostra. Nela, por intermédio de um jogo de espelhos, o público verá partes do prédio histórico do CCBB RJ refletido. Assim, ao olhar de cima, um espaço negativo se apresentará. A imagem do prédio invertida dá a impressão de que a claraboia está no fundo de um grande poço.

“José Pedro Croft é um dos principais artistas portugueses da geração que se formou logo após a Revolução dos Cravos (1974). Ou seja, teve sua trajetória artística toda vinculada aos ideais de liberdade, cosmopolitismo e experimentação. Trata-se de uma poética visual que se afirma no enfrentamento da própria materialidade das linguagens plásticas: a linha, o plano, a cor, o espaço. Sempre levando em conta sua expansão junto à arquitetura e ao corpo (inerente aos gestos do artista e à percepção do espectador)”, conta o curador Luiz Camillo Osorio.

Potência plástica de gravuras e desenhos

A gravura é um trabalho de grande ciência física e artesanal, com muito rigor e entrega. Não é algo secundário. Para mim, é uma âncora do meu trabalho. Há coisas que fiz em gravura, que vão me dar soluções para o meu trabalho em escultura”, afirma o artista. Nesse sentido, a exposição parte da potência plástica das gravuras e dos desenhos articulados com a vertigem espacial das esculturas, seus vazios e espelhos.

Informações exposição José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios

Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Data: 24 de Setembro a 17 de Novembro • Quarta a Segunda – 9:00 h às 20:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita: Clique Aqui
Curadoria: Luiz Camillo Osorio
Produção: Tisara Arte Produções
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Centro Cultural Banco Do Brasil Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE