logo embreve

José Pedro Croft: reflexos, enclaves e desvios no CCBB/RJ

Quando:
24/09 - 09:30 h   a   17/11 - 20:00 h
-
Local:
CCBB RJ
Artista da Geração Que se Formou Logo Após a Revolução dos Cravos (1974)

Composta principalmente por gravuras e desenhos, mas também com esculturas e instalações, a mostra amplia o entendimento sobre o conjunto da obra.

Uma grande oportunidade para o público ter contato com a obra de José Pedro Croft. O artista já realizou individuais no Pavilhão Português da 57ª Bienal de Veneza, na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, na Capela do Morumbi, no Paço Imperial e no MAM Rio, dentre muitas outras. Na rotunda, haverá uma instalação inédita. Esta instalação foi criada especialmente para a mostra. Nela, por intermédio de um jogo de espelhos, o público verá partes do prédio histórico do CCBB RJ refletido. Assim, ao olhar de cima, um espaço negativo se apresentará. A imagem do prédio invertida dá a impressão de que a claraboia está no fundo de um grande poço.

“José Pedro Croft é um dos principais artistas portugueses da geração que se formou logo após a Revolução dos Cravos (1974). Ou seja, teve sua trajetória artística toda vinculada aos ideais de liberdade, cosmopolitismo e experimentação. Trata-se de uma poética visual que se afirma no enfrentamento da própria materialidade das linguagens plásticas: a linha, o plano, a cor, o espaço. Sempre levando em conta sua expansão junto à arquitetura e ao corpo (inerente aos gestos do artista e à percepção do espectador)”, conta o curador Luiz Camillo Osorio.

Potência plástica de gravuras e desenhos

A gravura é um trabalho de grande ciência física e artesanal, com muito rigor e entrega. Não é algo secundário. Para mim, é uma âncora do meu trabalho. Há coisas que fiz em gravura, que vão me dar soluções para o meu trabalho em escultura”, afirma o artista. Nesse sentido, a exposição parte da potência plástica das gravuras e dos desenhos articulados com a vertigem espacial das esculturas, seus vazios e espelhos.

Informações exposição José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios

Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Data: 24 de Setembro a 17 de Novembro • Quarta a Segunda – 9:00 h às 20:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita: Clique Aqui
Curadoria: Luiz Camillo Osorio
Produção: Tisara Arte Produções
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Centro Cultural Banco Do Brasil Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Cultura
Mais cultura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.