Iole de Freitas apresenta sua mais nova pesquisa na exposição Fazer o ar, no Paço Imperial, com curadoria do poeta Eucanaã Ferraz.
Com mais de 50 anos de trajetória, Iole de Freitas continua produzindo e experimentando novos materiais. Nessa exposição que acontece no Paço Imperial ela apresenta Fazer o ar, com curadoria do poeta Eucanaã Ferraz. A mostra tem cerca de 16 trabalhos inéditos, que exploram o volume e o ar. Obras em grandes dimensões chamadas Mantos, feitas com papel glassine e tamanhos que chegam a quase 4 metros. Esculturas da série inédita Algas, são em aço inox e a obra Escada, feita há dois anos, ganha uma montagem inédita na exposição.
Em 2023, o Paço Imperial apresentou uma mostra com trabalhos históricos de Iole de Freitas, feitos na década de 1970. Agora, esta nova exposição, totalmente inédita, apresenta a recente produção de uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras.
Sobre a Artista
Iole de Freitas nasceu em Belo Horizonte, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro, local onde iniciou sua formação em dança contemporânea e se mudou aos seis anos de idade. Estudou na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, em 1970, mudou-se para Milão (Itália), onde trabalhou como designer no Corporate Image Studio da Olivetti, sob a orientação do arquiteto Hans von Klie. Neste mesmo período, iniciou sua produção artística e sua participação em exposições.
Informações Exposição Iole de Freitas
Local: Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial – Praça XV de Novembro
Abertura: 15 de Março – 15:00 h às 19:00 h
Data: 16 de Março a 11 de Maio • Terça a Domingo e Feriados – 12:00 h às 18:00 h
Classificação: Livre
Entrada Gratuita