Galeria de Arte Ipanema apresenta individual inédita de Abelardo Zular, com 25 obras que revelam a atualidade de sua abstração.
A exposição inédita de Abelardo Zaluar é dedicada a um dos nomes mais singulares da abstração geométrica brasileira. São 25 trabalhos em vinil sobre tela, produzidos entre 1970 e 1980. Gonçalo Ivo, ex-aluno de Zaluar, escreve o texto crítico da exposição e recupera memórias de seu convívio com o mestre. Além disso, ressalta a dimensão espiritual e humanista de sua obra: “Tenho para mim que, em sua passagem neste ínfimo mundo, Abelardo Zaluar (1924–1987) viveu e criou como um monge. Fez de seu ofício um sacerdócio. Humanista convicto, tal qual um Midas, transformou pigmentos, formas e espaços em um mundo de encantamento e transcendência espiritual”.
– Continua Depois da Publicidade –
A obra de Abelardo Zaluar
Abelardo Zaluar nasceu em Niterói e construiu uma trajetória marcada pela independência de filiações a grupos ou correntes. O artista desenvolveu uma linguagem própria, que combina rigor geométrico e sensualidade barroca. Desde o início de sua carreira, nos anos 1940, transitou da figuração para a abstração. Nisso, incorporou colagens, sobreposições de áreas de cor e experimentações com tridimensionalidade e trompe l’oeil.
Nos anos 1970, incorporou recortes, transparências e colagens de cartões e lâminas de acrílico. Assim, criou jogos sensoriais ampliadoras da dimensão pictórica da obra. Por conta disso, sua produção é frequentemente comparada à de Mário Pedrosa, Frederico Morais e Ben Nicholson. Ainda assim, permanece única no panorama brasileiro.
Informações Exposição Alberto Zaluar
Local: Galeria de Arte Ipanema – Rua Aníbal de Mendonça
Abertura: 08 de Setembro – 18:30 h
Encerramento: 18 de Outubro
Entrada Gratuita