logo embreve

Entre o Rio dos Pássaros Pintados e o Rio de Janeiro no Instituto Cervantes 

Quando:
17/04 - 19:00 h   a   27/04 - 10:00 h
-
Local:
Instituto Cervantes - Botafogo
Imersão artística ligando o Uruguai e o Rio de Janeiro

Entre o Rio dos Pássaros Pintados e o Rio de Janeiro vai além da exposição de obras de arte para se tornar uma imersão num diálogo que liga o Uruguai e o Brasil.

O Instituto Cervantes apresenta a exposição coletiva em que os artistas, cada um narrador em sua própria linguagem pictórica, convergem para explorar e celebrar os laços que constroem um rico elo entre essas duas nações latinoamericanas. Por conta disso, este evento é um convite a uma viagem sensorial, na qual cores vibrantes, formas evocativas e narrativas visuais se entrelaçam, criando uma ponte que ultrapassa fronteiras geográficas.

Uruguai significa río de los pájaros pintados. Isso traduz a poesia da exposição e evoca a serenidade de suas paisagens, a melodia de sua fauna. Sua história é um símbolo da identidade uruguaia e uma testemunha silenciosa da cultura do país. Por outro lado, o Rio de Janeiro é um turbilhão de vitalidade, um caldeirão de culturas em que a arte floresce em cada esquina. Música, dança e pintura se entrelaçam numa sinfonia de criatividade, na qual estão presentes sua alegria e a diversidade. O rio, na sua forma abstrata, constitui uma ponte metafórica de união entre o Uruguai e o Rio de Janeiro por intermédio da arte.

Entre os artistas participantes estão os uruguaios Mercedes Davison, Graciela Montedónico, Miriam Pereyra, Susana Gelbert, Virginia Armand Ugón, Carlos Barrera e Mauricio Borgarelli, e os brasileiros Norielem Martins, David Pedrosa e Paulo de Lira. Empregando ampla gama de técnicas, desde a pintura a óleo e acrílica a técnicas mistas experimentais, demonstram a versatilidade e expressividade da pintura.

Eles apresentam uma rica paleta estilística, incluindo paisagens que capturam a essência da natureza e obras surrealistas que desafiam a realidade. Além de abstrações que convidam à introspecção e composições panistas que brincam com forma e cor. Suas obras exploram temas universais, como a beleza da paisagem, a força da figura feminina, a riqueza das tradições (candombe, tango, murga) e do quotidiano do campo e da cidade, o mar, bem como temas que mergulham na identidade e na memória.

Abertura: 17 de Abril – 19:00 h
Visitação: Até 27 de Abril • Segunda a Domingo – 10:00 h às 19:00 h
Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro – Botafogo
Apoio: Consulado Geral do Uruguai no Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Classificação livre

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Brasileiro, meia idade, aficionado por literatura, cinema e, principalmente, teatro. Dono de gato, de cachorro.

Galeria:

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE